"A BÍBLIA SAGRADA" - AQUI VOCÊ ENCONTRARÁ...

>>O QUE É A BÍBLIA SAGRADA / MATERIAIS E LÍNGUAS ORIGINAIS
>>ESCRITORES DA BÍBLIA  / A ORIGEM DO NOME BÍBLIA
>>MANUSCRITOS ORIGINAIS / A BÍBLIA EM SUAS LÍNGUAS
>>A ESTRUTURA DA BÍBLIA / FATOS E PECULARIEDADES
>>A UNIDADE FÍSICA DA BÍBLIA / O TEMA CENTRAL DA BÍBLIA


O QUE É A BÍBLIA SAGRADA?

É a revelação de Deus à humanidade. Esta é a definição canônica mais curta da Bíblia. Tudo o que Deus tem preparado para o homem, bem como o que Ele requer do homem, e tudo o que o homem precisa saber espiritualmente da parte dEle quanto a sua redenção e felicidade eterna, está revelado na Bíblia. Tudo o que o homem tem a fazer é tomar a Palavra de Deus e apropriar-se dela pela fé. O autor da Bíblia é Deus, seu real intérprete é o Espírito Santo, e seu assunto central é o Senhor Jesus Cristo.

O homem deve ler a Bíblia para ser sábio, crer na Bíblia para ser salvo e praticar a Bíblia para ser santo ou santificado. A coleção completa dos livros divinamente inspirados constituindo a Bíblia é chamada de cânon. Os nomes canônicos mais comuns do Livro Sagrado são:

- Escrituras ou Sagradas Escrituras: Mt 21:42; Rm 1:2.
- Livro do Senhor, Isaías 34:16 .
- A Palavra de Deus, Mc 7:13; Hb 4:12 .
- Oráculos de Deus, Rm 3:2 .

MATERIAIS
PAPIRO: Material extraído de uma planta aquática desse mesmo nome. Há várias menções dele na Bíblia, como por exemplo, Jó 8:11; Êx 3:2; Is 18:2; II Jo 12. De papiro deriva o termo papel. Seu uso na escrita vem de 3.000 AC, no Egito.
PERGAMINHO: É a pele de animais, curtida e preparada para escrita. É material superior ao papiro, porém de uso mais recente. Teve seu uso generalizado, a partir do início do século I, na Ásia Menor. É também citado na Bíblia, exemplo : II Tm 4:13.

LINGUAS ORIGINAIS
HEBRAICO : Para o Antigo Testamento.
GREGO : Para o Novo Testamento .
Estas são as duas línguas principais em que a Bíblia foi inspirada e escrita. As traduções só conservam a inspiração quando reproduzem fielmente o original.

MANUSCRITO: Tudo era feito pelos escribas de modo laborioso, lento e oneroso. Desde esse tempo, Deus tem abençoado maravilhosamente a difusão do Seu Livro, de modo que hoje em dia milhões de exemplares são impressos em muitos pontos do globo com rapidez e facilidade em modernas impressoras.


ESCRITORES DA BÍBLIA


A existência da Bíblia, abrangendo seus escritores, sua formação, composição, preservação e transmissão, só pode ser explicada como milagre de Deus, ou melhor: Deus é seu autor. Foram cerca de quarenta os escritores da Bíblia. Deste modo, a Palavra Escrita de Deus foi nos dada por canais humanos, assim como o foi a Palavra Viva - Cristo, Ap 19:13 . Esses homens pertenceram às mais variadas profissões e atividades, escreveram e viveram distantes uns dos outros em época e condições diferentes. Levaram 1500 anos para escrever a Bíblia. Apesar de todas estas dificuldades, ela não contém erros nem contradições. Há sim dificuldades na compreensão, interpretação, tradução, aplicação, mas isso do lado humano, devido a nossa incapacidade em todos os sentidos.

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 260 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal