R A A B E

"Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias"- Hebreus 11:31.

É possível que você esteja procurando em algum aspecto de sua vida, mudar algo. A sua atitude em relação a Deus e em relação às coisas, pode fazer isso acontecer.

Conforme lemos em Hebreus 11:31, Raabe era uma meretriz em Jericó, porém, ela abrigou dois espias que estavam sondando a cidade, conforme instruções recebidas de Josué, que agora estava à frente do povo de Israel, logo após a morte de Moisés.

Certamente ela ouvira falar de um povo forte e destemido que marchava contra Jericó, e estava aterrorizada ante a aproximação dos mesmos. Isso a fez propor um acordo, pedindo proteção para ela e para seus familiares. Ela podia ser considerada uma meretriz, todavia, se importava com os seus.

Ela era uma mulher moralmente depravada, que jamais pensaríamos ser capaz de obter tão expressiva vitória mediante a fé. Isso mesmo ! FÉ !

Isso é para aquelas que dizem não ter fé, observar e observar, até atentar para o simples ato que aquela mulher praticou, e que teve uma repercussão medonha. Ela se tornou um exemplo clássico do que pode fazer a fé, mostrando, de certa forma, que não há pessoa que esteja fora do alcance do milagre que é operado pela fé.

Ela não pereceu com os "desobedientes" diz a Palavra. Ora, se o texto diz "desobedientes", é porque havia algo a obedecer e assim não sofrer o dano da destruição. Esses tais desobedientes, são os incrédulos, ou seja, os que recusaram a crer no Deus de Israel. Todavia, com Raabe, foi diferente ! Ela creu que mesmo naquela iminente guerra que estava por se abater sobre sua cidade, ela podia conquistar algo.

E você ? Crê que pode conquistar algo, a despeito de situações tempestuosas que possam estar por abater-se ou abatendo sobre sua vida ?

Raabe acolheu os espias. Ela poderia te-los entregue, todavia os acolheu com paz; ou seja, de forma amigável, expondo não somente ela, mas toda a família que ela tanto queria proteger. Que fato interessante, não ? Para proteger, ela se expôs ! Mesmo com insegurança, pois certamente milhões de pensamentos passavam-lhe pela cabeça, mas ela vislumbrou a fé no Deus de Israel, e isso lhe foi imputado por justiça.

Ela é lembrada como uma mulher de fé. Incrível, pois não freqüentou Escola Dominical, tampouco conhecia a Bíblia, não ia às reuniões nos lares, nem nas células...Contudo, faz parte da galeria dos heróis da fé. Quem diria, não ?

Creio que Raabe dá uma lição de fé para com todos os cristãos e principalmente aos que se queixam de não terem fé.

Seria o caso de você não ter nenhuma pretensão de fazer algo como "esconder espias"; mas certamente há algo que possa fazer, que contará como um ato de fé que será honrada(o) por Deus.

Raabe agiu de acordo com sua crença no “POUCO” que ouvira falar sobre o Deus de Israel. Ao invés de denunciar os espias como inimigos de seu povo, ela os acolheu em paz, devido a sua "inexpressiva" e "pequena" fé.

Quem sabe você se considera uma daquelas pessoas que não possui fé, e por conseguinte, não tem alcançado nenhuma vitória. A única fonte a ser alimentada é a da frustração, pois observa os anos passarem e nada acontecer, nada de mudança, nada de uma história nova.

Não convém pensar e agir assim. Deus não olhou para ela, que nem de Israel era ? Que fundamento Raabe teve para sustentar sua fé ?

Praticamente nenhum, a não ser "ouvir falar daquele povo". Mesmo assim, ela foi parar na galeria dos heróis da fé. Ela mudou sua história e a história da sua família, com um "pequeno" - "grande" ato.

Ela foi tão ousada dentro da sua simplicidade, que em Mateus 1:5, vemos o relato da genealogia de Jesus; e agora façam uma idéia de quem figura nela ?

Exatamente: Raabe !

Ela foi nada mais, nada menos do que a mãe de Boaz, que se casou com Rute, que gerou a Obede, que foi pai de Davi...e por fim Jesus, que é da raiz de Davi.

Raabe, sem dúvida foi uma mulher nota 10.

A B I G A I L


"A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, mas a que procede vergonhosamente é como podridão nos seus ossos"- Provérbios 12:4

Existem algumas mulheres que são verdadeiras heroinas e merecem prêmio pela sua competência e virtuosidade. São estas as que pensam que se casaram com o "príncipe", mas quando acordam após o casamento, descobriram que se casaram com o "cavalo" do príncipe.

A Bíblia relata uma mulher assim. Seu nome era Abigail, que significa "pai da alegria", todavia casou-se com um homem chamado Nabal, cujo nome espelha sua natureza, pois significa "insensato".

É provável que algumas mulheres e seus esposos se identifiquem com este casal.

Ela, formosa e sensata, conforme vemos em I Samuel 25:3. Ele, homem insensato, duro e maligno em todo o seu trato. I Samuel 25:3. Que barra enfrentar um casamento assim !

Ela era esposa de um próspero criador de ovelhas, todavia, nem sempre a prosperidade está ligada à sabedoria, e percebe-se isto claramente em Nabal. Enquanto ele era próspero e estúpido, possuía uma mulher formosa, porém, não somente formosa, mas sensata, virtuosa, brilhante e isto a impelia manter seu casamento.

Um dia Davi pede a dez de seus homens, que se dirijam a fazenda de Nabal, e peça provisões para sua tropa, pois ele estava passando por um momento de crise em sua vida. Nabal não somente ignorou o pedido, como disse nem sequer conhecer a Davi.

Ora, o estúpido tinha afrontado simplesmente ao homem que havia derrotado o gigante Golias, e juntamente com ele, seiscentos homens que não tinham absolutamente nada a perder. Diante da afronta e do insulto, Davi decide exterminar a casa de Nabal. Um dos empregados dele, tomando conhecimento de toda afronta que Nabal fizera para com Davi, corre e conta a Abigail. Ele bem sabia que enquanto possuía um patrão estúpido e ignorante, todavia, a patroa era exatamente o oposto disto.

Ela com discrição e prudência, após tomar conhecimento, se apresenta em atitude de humildade diante de Davi, e consegue aplacar a ira contra eu ignorante esposo.

Davi reconhece acima de tudo, a prudência naquela mulher, pois chega a dizer: "Bendita seja a tua prudência, e bendita sejas tu mesma, que hoje me tolheste de derramar sangue e de que por minha própria mão me vingasse" (vv33).

Esta mulher possuía virtudes e observava o que se passava em sua casa, e provavelmente sofria muito com as atitudes grosseiras do seu esposo. Ela percebeu que mais uma vez o insensato tinha cometido um ato falho, porém, agora era contra um general com um currículo invejoso, pois dentre tantos feitos, era o homem que derrotara o gigante.

Ela apressou-se com a provisão para Davi. Ela não ficou apenas pensando, mas tomou uma atitude. Ela intercedeu, e novamente Davi faz menção de que a ela, ele tinha ouvido. Veja: "Sobe em paz à tua casa; bem vês que ouvi a tua petição e a ela atendi". vv35.

Muitas mulheres tem evitado coisas piores sobre suas famílias porque tomam atitudes. A sua intercessão é ouvida, pode estar certa disto, e muito mal é aplacado contra sua família, porque você tem se colocado na brecha. Não se esqueça disto.

Neste caso, ela já encontra Davi e mais quatrocentos homens pelo caminho, decididos a exterminar a casa de Nabal. Porém, ela se humilha na presença deles. Sua beleza e prudência impressionaram de tal forma a Davi, que após a morte de Nabal, este a toma por esposa.

É provável que aqui tenha o relato de alguns lares nos dias de hoje, onde existe uma mulher sensata e prudente, tendo um marido insensato e estúpido.

Mas o fato de ela viver num lar assim, não a fez permanecer inerte. Ela era uma mulher de ação. No versículo 19 de I Samuel 25 diz que: "... Nada disse ao seu marido". Ela usou de sabedoria e discrição, para reverter uma situação terrível que estava por se abater sobre sua casa.

"Mulheres, tenham sabedoria no trato para com seus esposos, principalmente aqueles que ainda não são tementes ao Senhor. Existem situações que vocês devem resolver, segundo Deus as orienta para tal, sem dar alarde, e sem sair por ai falando aos quatro cantos do mundo".

Outra situação a ser observada é que além de virtuosa, ela era extremamente humilde. Ela assume a culpa de toda sua casa, diante de Davi. (vv28). Ela assume a culpa do estúpido esposo, como se fosse sua. Bem sabia que assumindo a culpa, poderia receber o perdão, como de fato aconteceu e por tabela, tal perdão se estendeu sobre toda sua casa, inclusive sobre o esposo. Entretanto, enquanto ela se humilhava na presença de Davi pedindo clemência, seu ignorante esposo, estava se "encharcando" de vinho. Ou seria cerveja ? Ou chopp ? (Será que isso não ocorre nos dias de hoje ? Será que não vemos mulheres buscando a Deus, enquanto seus maridos ficam nos bares da vida, "enchendo o caco" e desperdiçando dinheiro ?)

Bem, o fato é que após a bebedeira e após ela ter resolvido toda a questão, foi e lhe mencionou o que se passara. Subitamente ele teve um ataque (provavelmente cardíaco) e depois mais alguns, vindo a falecer num período de aproximadamente 10 dias.

O marido insensato, estúpido, grosseiro, beberrão, bruto, morreu, pois Deus tocou em sua vida. (vv37). Creio que isto ocorreu por causa da insensatez de Nabal, e assim deixou livre uma mulher que suportava tamanhas afrontas, para se casar novamente.

Algumas mulheres sofrem, pois não agem com sensatez, e tem um medo terrível do que possa acontecer,caso venham perder seus estúpidos, brutos e ignorantes esposos. Abigail teve uma segunda chance (APÓS A MORTE DO ESPOSO), pois acabou casando com o rei de Israel.

Deus tocara na vida de seu esposo, pois conhecia a ambos, e sabia o fardo que aquela mulher estava carregando em vida. Juntamente com a morte do esposo, provocada por Deus (vv38), houve também a provisão de Deus.

Deus nunca irá abandonar uma mulher virtuosa e sensata. Ele sempre tem a provisão na medida certa !

Abigail é um exemplo de mulher que soube com prudência, tolerar seu casamento até a intervenção de Deus !

M A R I A


"O SENHOR está no seu santo templo; nos céus tem o SENHOR seu trono; os seus olhos estão atentos, as suas pálpebras sondam os filhos dos homens" - Salmo 11:4.

Os olhos do Senhor estão atentos e sondam os filhos dos homens...

Seus olhos têm a capacidade de detectar e diferenciar entre todos os habitantes, uma humilde moça do interior, de família simples, mas íntegra, que possui acima de tudo compromisso consigo mesma, pois mesmo já compromissada com um homem, permanece numa conduta impecável a tal ponto de Deus lhe enviar um anjo para lhe dizer: "Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo"- Lucas 1:28.

Imagine você, como mulher, solteira, com mil e um planos na cabeça, de repente um anjo lhe aparece e diz certas palavras. Como você reagiria a tal aparição ?

Seria com discrição, como fez Abigail ou sairia contando a novidade a todos, antes mesmo de saber por completo do que se trata ?

Por muito menos que isso nos parece que muitos perdem a benção porque falam demais !

Voltemos a Maria. A Bíblia não traz muita informação a respeito da mesma, mas o pouco que fala é muito significativo. Aliás, em Atos 1:14 está registrada a última menção que é feita sobre ela em todo Novo Testamento. Isso prova que ela era uma mulher simples, como qualquer outra mulher.

É possível que encontremos muitas mulheres que não são tão lembradas pelos homens, todavia, Deus não deixa passar nada. Tudo Ele está vendo, e sendo anotando.

Ele observa o comportamento de todos, mas no caso em questão, Ele observava o comportamento das virgens, pois havia um supremo propósito, que seria realizado através de uma delas. Então seus olhos param sobre Maria, e dá uma ordem ao anjo mensageiro, chamado Gabriel, que vá até ela para saudá-la e transmitir a boa-nova.

Isso é magnífico ! Fico imaginando que a vida daquela moça era simples, e provavelmente ela estava em seus aposentos fazendo planos para o casamento, em como seria sua vida de casada, ou algo dessa natureza, quando de forma majestosa aquele ambiente é iluminado pela glória dos céus, e um recado de Deus ela passa ouvir. Uma moça simples, mas que movimentou o céu.

A primeira saudação foi: "Alegra-te, muito favorecida ! O Senhor é contigo ! ".

Interessante que ela ao invés de entrar em êxtase, ela se perturbou, pois mesmo a despeito daquele magistral momento, não perdeu seu raciocínio. Não foi arrebatada dos seus sentidos, pois era muito importante que ela estivesse entendendo sobre o que estava se passando.

Ela questionou o que poderia significar aquela saudação. Então, novamente o anjo lhe diz: "Maria, não temos, porque achaste graça diante de Deus".

Não foi uma aparição por alguns segundos. Ela via ao anjo em seus aposentos, e este conversava com ela, expondo-lhe os propósitos de Deus para com a vida dela.

Mas ela havia feito um compromisso com um jovem chamado José, e como poderia ela romper este compromisso ? Ela não queria difamar seu futuro esposo, então novamente ela questiona o anjo como ela ficaria grávida se não conhecia nenhum homem ?

Novamente o anjo explica, então ela responde: "Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra"- vv38.

Questionar não significa duvidar. Questionar, não significa deixar de ser humilde. Maria era humilde e agraciada, todavia, ela questionou ao anjo a despeito do que ele acabara de dizer.

Notemos a diferença entre "duvidar" e "questionar". Ela questionou a respeito de COMO seria, porém, NÃO DUVIDOU perguntando "SE" aconteceria.

Ela era tão integra que nem mesmo um anjo falando em nome de Deus, a fez aceitar de imediato o fato de "trair" seu futuro esposo José. Ela tinha princípios.

Deus encontrou uma mulher tão humilde e tão plena de submissão aos Seus designios, que o próprio Deus esperou o consentimento dela para operar a maravilha.

Somente depois que ela disse "SIM" o milagre aconteceu !

Existem muitas "Marias" que possuem um baixo conceito de si mesmas. "Marias" que se perturbam quando recebem algum elogio. Outras que se perturbam porque não recebem elogios.

Maria se perturbou ao receber o elogio vindo da parte de Deus, pois mesmo que a sociedade inteira não a reconhecesse como uma moça agraciada, Deus a enxergava dessa maneira.

Assim, saibam que Deus tem Seus olhos voltados para cada mulher. Talvez Ele esteja esperando apenas o "consentimento" para gerar aquele milagre tão esperado em sua vida.

Lembrem-se, Maria mesmo sendo favorecida e agraciada, disse "Sim".

Medite nisso:

"Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra".



LOIDE E EUNICE

"Pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti"- 2 Timóteo 1:5.

Quando o apóstolo Paulo escreve a Timóteo, logo de imediato faz menção a duas mulheres, que provavelmente as conhecia muito bem. São elas Lóide e Eunice, respectivamente avó e mãe de Timóteo.

Bem sabemos que o apóstolo sendo homem, e numa sociedade com tendências machistas, porque não fez ele menção ao avo e ao pai de Timóteo ?

A resposta é por causa da recordação que o apóstolo trazia em sua memória da fé sem fingimento. É provavel que o avô e o pai fossem boas pessoas no âmbito material, secular, todavia, o que chamou a atenção de um homem voltado para o espiritual como Paulo foia fé sem fingimento de Timóteo. Ele estava dizendo que Timóteo possuía uma fé, de igual forma que houve em Lóide e em Eunice. Timóteo havia herdado essa fé genuina, autêntica, sem fingimento.

Essas mulheres deixaram uma herança espetacular para seu descendente. Talvez não aos olhos do mundo, mas principalmente aos olhos de Deus.

Interessante notar que provavelmente a avó de Timóteo deveria ser mais observadora da fé judaica, já que o cristianismo (na época) era coisa recente, ou ela se convertera não fazia muito tempo. O livro de 2 Timóteo fora escrito, aproximadamente n ano 66 de nossa era, todavia a fé que habitava nela, já era sem fingimento e assim pode instruir a Eunice com uma fé verdadeira e bem fundamentada nas Escrituras. A senhora Lóide não perdeu tempo com suas tradições. Logo foi se alimentando de uma fé verdadeira, assim que descobriu a fonte de águas vivas.

A mãe de Timóteo, se preocupou em educar o filho nos princípios cristãos, bem fundamentado nas Escrituras e isto era algo que tinha aprendido da sua mãe e que provavelmente seu esposo não interferiu.

Como deveria ser trabalhoso para uma mãe ensinar um garoto, numa sociedade onde os homens tinham a voz de comando; onde garotos têm a tendência natural de ouvir e imitar mais os pais ?

Sem dúvida, Eunice possuía uma virtude para sobrepujar toda essa barreira a fim de inculcar em seu filho as Palavras do Senhor.

É certo que a autoridade no lar desponta do homem, todavia como hoje percebemos muitos homens (frouxos), creio que naquele tempo, também não era diferente, assim a fé não fingida daquela mulher, sustentava-a e lhe concedia sabedoria para ação na família de modo que se dependesse dela, toda sua casa servia ao Senhor.

Quanto tempo de seu tempo Lóide investiu em Eunice, para que esta tivesse uma fé bem fundamentada e não fingida ?

Quanto tempo de seu tempo Eunice investiu em Timóteo, para que o mesmo acontecesse com ele ?

Quanto tempo, você que é mãe - e talvez passe mais tempo com seus filho - tem investido na vida deles, para que a fé que possuem no Senhor seja bem fundamentada de modo que qualquer ventinho de heresia, que pululam pelo mundo afora, não os venha arrancar da casa do Senhor e da vida com Deus ?

Eunice, no grego significa "boa vitória", e ela pode mesmo comemorar a boa vitória de sua família, quando seu filho se tornou um ministro do Senhor com uma fé sem fingimento.

Deus preza pela família, pois Ele a criou, e aqui percebemos que nos é ensinado algo de extrema importância. Devemos promover o ensino bíblico para nossos filhos, mesmo que todo esse aturdimento de atividade que temos vivido nos últimos tempos.

Lóide e Eunice não são mais citadas na Palavra. São citadas apenas esta vez, entretanto deixaram uma lição muito importante para todos. Nossos filhos serão os futuros profissionais e futuros ministros, e necessitam de uma fé bem fundamentada na Palavra e sem fingimento, portanto este tipo de herança, podemos e devemos passar a eles.

Vilson Ferro Martins - 02 a 07/03/2005

 

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 373 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal