SUBMISSÃO
A submissão não é um ato de subordinação em uma situação difícil, mas um profundo sentimento de confiança arraigado no coração da mulher, com respeito à soberania de Deus na vida do marido. Isto resulta em uma atitude e em atos de obediência em relação ao marido, compreendendo os resultados finais da sua colaboração com Deus, segundo a escala de autoridade por Ele estabelecida, irá superar grandemente quaisquer perdas imediatas ou temporárias.
Submissão não que dizer que a mulher não tenha direito às suas opiniões nem o direito de discordar do marido. Não é também necessário que ela modifique as suas convicções com respeito a um dado assunto. Quando, porém, uma decisão “tem que ser tomada” e existe a diferença de opinião, ele deverá reagir com uma atitude de cooperação. Compreende-se que no caso do marido estar errado, Deus irá fazer com que ele veja tal coisa através do fracasso. Quando ela tenta impedir que ele fracasse apenas interfere e adia as lições que Deus deseja ensinar ao marido. Por outro lado, quando o marido está certo, isso também faz aumentar a confiança da esposa na capacidade do Senhor operar através dele !
Deus existe que o homem AME e GUIE a esposa e que a mulher se SUJEITE e HONRE o marido (Efésios 5:25). Ser amada e orientada são as necessidades básicas da mulher, enquanto que a submissão e o respeito são os dois ingredientes essenciais, por parte dela, para que o relacionamento entre marido e mulher possa ter bom êxito.

Deus exige do homem que:
- GUIE a esposa
- AME a esposa

Deus exige da mulher que:
- SE SUBMETA ao marido
- RESPEITE o marido

Por sua própria natureza, o marido tem tendência de ser preponderante em uma dessas duas responsabilidades. Se for um líder marcante, terá a propensão de ser insensível (amor) às necessidades da esposa. Se for sensível à esposa, é bem provável que falhe como guia do lar. Em conseqüência disso, a mulher sente justificada em não obedecer ao que Deus exige dela em matéria de submissão – porque “ele não lidera”, ou em não querer respeitá-lo porque “ele é indiferente e insensível às minhas necessidades”.
Por sua vez, o homem justifica sua falha em liderar porque ela não segue a orientação dele, e em amar, porque ela não o respeita.
O paradoxo está em que, quando o marido ou a mulher tiram os olhos de sua situação e se propõem a fazer aquilo que Deus exige deles como indivíduos, as respectivas responsabilidades podem perfeitamente se concretizar no companheiro !

APRENDA A USAR AS MÁS ATITUDES DO COMPANHEIRO(A) COMO MOTIVO PARA SATISFAZER AS NECESSIDADES BÁSICAS DELE(A).
Felizmente é raro o marido e a mulher acharem-se “deprimidos” emocionalmente ao mesmo tempo. Um deles, geralmente, tem uma atitude má e o outro reage, causando conflito. Deus só tem liberdade para realizar Seus propósitos, se o cônjuge que não estiver “deprimido” amar o outro da maneira exigida por Ele para o homem ou para a mulher – ministrando e satisfazendo assim as necessidades do outro !

Quando o marido AMA
- Deus tem liberdade para criar nela o respeito por ele.

Quanto o marido LIDERA
- Deus tem liberdade para fazer operar nos relacionamentos básicos entre eles vários agentes que a levarão a submeter-se.

Os resultados:

Quanto ela se SUBMETE
- O homem é forçado a assumir suas responsabilidades a fim de desenvolver em si mesmo as qualidades de que ele precisa para dar a orientação devida nas suas responsabilidades específicas e decisões necessárias em relação à família.

Quando ela o RESPEITA
- Isto é o meio de Deus criar nele uma boa apreciação e uma grande sensibilidade às necessidades dela, e a chave que permite que Ele (Deus) convença o homem de seu egoísmo e insensibilidade.

Atualmente existem muitas “idéias e teorias” sobre o papel da mulher. Todavia, a questão básica não é a opinião da mulher sobre o que ela deve ser, mas O QUE DEUS REQUER DELA !

PASSOS ESSENCIAIS PARA A MULHER APLICAR EM SUA VIDA A CADEIA DE COMANDO DE DEUS:

a)    Ela deve aprender a fazer diferença entre a POSIÇÃO e PERSONALIDADE.
b)    Compreender que Deus é maior do que o seu marido.

Freqüentemente as mulheres se recusam a aceitar a idéia de “submeter-se” ao marido porque “ele não sabe liderar”, ou “não posso respeitá-lo”. Esta atitude indica claramente uma falha em distinguir entre a POSIÇÃO do marido, que lhe foi dada por Deus como cabeça da esposa e as incoerências de sua PERSONALIDADE.
O marido NÃO PODE LIDERAR se a mulher não seguir !
Duas das principais passagens bíblicas que tratam do papel da mulher nesta ordem são:

“Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 

Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. 
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.” – Efésios 5:22-25.

“SEMELHANTEMENTE, vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos; para que também, se alguns não obedecem à palavra, pelo porte de suas mulheres sejam ganhos sem palavra;”- I Pedro 3:1.

“Porque assim se adornavam também antigamente as santas mulheres que esperavam em Deus, e estavam sujeitas aos seus próprios maridos; 

Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.” – I Pedro 3:5-6.
A tendência natural da mulher é pensar que o marido se aproveitará da situação e irá usá-la como capacho, se ela se submeter a ele.
Este ponto de vista mostra claramente que ela está olhando apenas para as suas próprias circunstâncias, em lugar de seu compromisso com o Senhor e a capacidade dEle operar em sua vida.
Quando a mulher coopera com o Senhor, Ele tem a liberdade de levar o marido a convencer-se de seus erros através de reações positivas da esposa.

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Assine News

Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente nossa palavra.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


Artigos

Doe Agora

eBook - Livros!

   

Visitantes Online

Temos 219 visitantes e Nenhum membro online

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Recursos

banner-monte-sinal