HISTÓRIA DO SAMBA !

A origem da palavra Samba, assim como o gênero musical Sambra, tem sido debatida. Publicamos aqui a que achamos mais precisa.

A palavra Samba, em Português, originou-se da palavra Semba, comum a muitas línguas bantu do Oeste Africano. Para os escravos trazidos ao Brasil nos séculos 17, 18 e 19, a palavra tinha uma variedade de significados, como reza, ou invocar o espírito de seus ancestrais, ou os deuses de suas religiões. Como adjetivo poderia significar lamento, tristeza, algo como o “blues” na língua americana.

No Brasil, Samba é a mulher com a função de uma ekedi nagô nos templos bantos: A dançarina sagrada, aiô, a filha do santo.

Também no Brasil, os escravos Africanos chamavam de Samba a cerimônia religiosa caracterizada pelo ritmo e coreografia do Batuque. O Jongo, uma variante do Samba, até hoje é considerada uma dança religiosa.

A primeira vez que a palavra Samba apareceu escrita como uma palavra portuguesa significando ritmo e uma dança foi em 1813 no jornal “O Carapuceiro” em um artigo escrito pelo padre Lopes Gama.

Em 1917, Ernesto dos Santos “Donga,” gravou sua composição “Pelo telefone,” e o rotulou de Samba.

Esta foi oficialmente a primeira gravação de um Samba. Desde então, os músicos descendentes de escravos começaram a ver o Samba como uma nova tenência ao Batuque de Angola, e determinaram-se a integra-lo à sociedade branca, através de organizações que chamaram de Escola de Samba.

Um pioneiro do Samba, Angenor de Oliveira, “Cartola” dizia: “Na minha infancia, tocávamos o Samba nos quintais das senhoras que chamávamos de tias, e a polícia aparecia freqüentemente para interromper, porque o Samba, naquela época, era considerado coisa de vagabundos e bandidos.”

O livro “Cartola. Os tempos idos”, escrito por Marília T. Barboza da Silva and Arthur L. de Oliveira Filho. Funarte.

Assine News

AVISO                               EM FUNÇÃO DE PROBLEMAS NO SISTEMA DE ENVIO, ESTAMOS REALIZANDO NOVO CADASTRO. Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente msg bíblica.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp e ADICIONAR EU SEU APARELHO.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida
  5. (*)

    AtualizarEntrada Inválida
    Digite pra validar

Artigos

eBooks-Pr. Vilson!

   

Doe Agora :-)

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Visitantes Online

Temos 87 visitantes e Nenhum membro online

"RECURSOS"

MonteSinai