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ELOHA
ALGUNS eruditos pensam em que o nome Eloha seja o singular de Elohim; para outros, a origem pode ser diferente; Eloha seria o nome individual do Elohim [deus protetor] de Israel. Melhor, Eloha seria o EL Ohim de Israel.
ALGUNS registos parecem sugerir que Eloha=Aquele Que Faz Tremer As Criaturas ou Aquele Que Protege Contra Todo Medo. Eloha expressa em geral as divindades dos povos vizinhos de Israel (Hab 1,11; Dn 11,38). Poderia igualmente designar a estátua de um ídolo, cf. Jó (Jb 12,6). Talvez fosse assim no tempo dos LXX, talvez Elohim fosse lido como plural de Eloha, por isto traduziram Eloha-elohim=Imagem=deus com base no sentido hebraico deste conceito em seu tempo, e não apenas com base no significado grego de theos.

ADON - ADONAI
EIS O nome divino mais comum. Adon (sing.) e Adonai (plural) se traduzem como 'poderoso'[s]. Os LXX traduziram como 'kyrios' e a Vulgata como 'senhor'.
Kyrios=kurios=kirios significa O Que Emite A Palavra: aquele que tocava o Shofar (a trombeta sagrada) no acume do Templo, que marcava a vesperal das festas; o Shofar era feito de chifre de carneiro, gr. keras, por isso, gr. kyrios significa 'forte' e na liturgia judaica designava o 'pregador', o Hazzan, o cantor, encarregado de ler (cantar) a Torah na sinagoga. Existe uma semelhança sonora: gr. keras=chifre X heb. Qera=cantar.

TEMOS o grego kerigma. Traduz o hebraico Bessorah=pregão (cantoria); pregar (cantar): deriva de keras; correlato de kyrios (keras-kirios-kerigma). Bessorah era "anunciar os dias de festa" no cume mais alto do monte Moria onde estava o Templo.

O HAZZAN era honrado em especial, chamado de O Mais Velho [o mais honrado]; em latim, senior=senhor [senis=velho].

Adonai
Adon, Adonai. "E' assim que o homem da Bíblia evoca, o mais das vezes, seu Elohims (Gen 15,2;20,4...). Adonai é um plural gramatical como Elohims, com o qual se combina reiteradamente em Adonai-Elohim" (Chouraqui). Adonai é um vocativo.


YHWH
OS NOMES divinos mais antigos, em inscriptos semitas no Meio-Oriente, revelam conceitos peculiares das Sefirot mais tardias; refletem um processo historial de progressiva aceitação do monoteísmo entre os nômades; alguns indicam um resto de antigo politeísmo (anterior aos tempos bíblicos).

D-us para os antigos nômades Hapiru, dos quais descendem os hebreus, era um poder criador universal, impessoal, nunca um ídolo. Este concepto abstrato e uno da divindade, transmitido de pai a filho, num tempo tão arcaico, decerto impressiona. O Nome YHVH personaliza o Elohim de Israel [Chouraqui]. A 'inscrição' mais representativa de seu registo é a Escritura, onde surge 6.823 vezes.

6+8+2+3=19... 1+9=10. Nos algarismos antigos, uma letra representa 6 mil, outra, 800 e assim por diante, sem o critério de posição (casa decimal: m-c-d-u). Se fosse hoje como antes, os algarismos seriam 6000800203, [6. 823] p.ex., A=1/ J=10, logo, JA=11.

YHWH apresenta-se na Torah com caracteres eminentemente masculinos; a Cabala diz ser este o Espelho Obscuro do Nome. D-us não pode ser definido, a Torah retrata o que D-us não é, e não aquilo que E'. Nomes abstratos ou de forças naturais, terminados em -h são em geral femininos, ou, YHWH pode ter talvez o significado antigo de D-us/D-usa. Antes, havia YHWH Asereth (YHWH feminina) adorado[a] em altares israelitas, no tempo dos Patriarcas.

YAH
ESTE nome foi considerado um diminutivo de YHWH. Alguns pensam, ao oposto, ser o nome original do Elohim de Israel. Surge apenas em poesia.
NA FORMA Yah hu = ser sendo [ele E'-foi-será!] é um Nigun ou melodia de meditação, uma cantiga sem palavras, um mantran. Ainda hoje os beduínos se dispõem ao redor do fogo e cantam incessantemente, Yahu Eya Allah!

YAH finaliza a maior parte dos nomes judaicos antigos de pessoas, na forma Yah ou Yahu: Elyahu, Ieshayahu, Avdyah, Netanyahu cf. acima.

A MAIORIA dos nomes judaicos das pessoas, desde tempos imemoriais, era frases ou pequenos salmos de louvor e finaliza com os sufixos -yah ou -el, outro nome divino, EL.

PROVAVELMENTE Yah - Yahu foi um nome bastante arcaico. Pode ser a primitiva pronúncia de YHVH. Na Cabala, Yah se relaciona à meditação.

TSEBATOTH
TAL NOME acha-se nos Profetas. Acha-se ainda nos Salmos, como atributo de algum outro nome divino. Temos YHWH Elohim Tsebaoth, ou YHW H Tsebaoth, ou Elohe Tsebaoth.
A tradução é D-US DOS EXERCITOS: dos astros, dos 'anjos', das criaturas, ou das milícias: D-us em guerra. Na Cabala, significaria os Atributos, Sefirot, tomados em conjunto.

EL SHADAI

QUASE sempre associado a promessas de fecundidade. Origem, o verbo She dai=o que se basta a si mesmo; talvez, a raiz Shadad=imenso na força. Quase sempre surge na frase EL Shadai.

SHADAD igualmente pode significar 'destruir'. El Shadai: D-us nas altas montanhas, dos trovões e raios, dos seios fecundos. Naquele tempo remoto o empenho dos rabis era de oferecer imagens concretas do D-us Uno, mesmo que para isso tomando conceitos do politeísmo, como se confrontassem 'experimentalmente' os dois sistemas, até que Israel se convencesse da unidade divina.

O JUDAISMO apelava à razão, não à fé. O equivalente hebraico de "crer", Emunah, significa 'Verdade'. O monoteísmo era tido como superstição e atraso (superstitio). Mesmo em Israel, houve entusiasmo com o ‘avançado’ (?) politeísmo dos outros povos; os rabis deviam provar o que diziam, deviam elaborar imagens racionais eficientes, a partir da Torah, para fazer o povo compreender o monoteísmo, cf. acima, "introduzir a Escritura no mundo grego": a leitura narrativa dos Nomes veio do grego, dos Setenta (LXX); disseminou-se; o texto hebraico passou a ser lido de modo narrativo (mas oferece muitas outras possibilidades de leitura). O texto grego se impôs; o hebraico era tido como um idioma bárbaro, primitivo, atrasado, condenado a desaparecer, transmissor de crendices.

FONTES: André Chouraqui, traduzindo e editando Bereshit (GENESIS), Ed. Imago. Seleciona os textos, Paulo Dias.

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