Índice de Artigos

1. Princípio de plantar e colher

Lembrete: polegar.

Faz-se os buracos com o polegar para se plantar sementes de ameixa.

"Nasceu um monte de ameixeiras!!! Mas por que? Eu odeio ameixas! Tinha esperança de que nascessem maçãs!... mas plantei ameixas."

Quando se fala em uma semente, deve-se hoje mesmo imaginar a árvore e seus frutos - as conseqüências. Raciocine e seja prudente. Seja sábio!

Se eu fumar, terei como conseqüências câncer, tuberculose, dentes escuros, mau hálito.

Pessoas que dizem "posso namorar uma pessoa não cristã" são pessoas que não vêem o quadro todo, com suas conseqüências no futuro.

Tudo que eu faço no namoro trará conseqüências, dará frutos, cedo ou tarde.



2. Princípio do fogão

Lembrete: dedo indicador.

Fico usando o indicador para colocar a mão no forno à lenha quente.

"Ah! Eu sou mais esperto que os outros! Todo mundo põe a mão na chapa e se queima. Eu vou provar que não me queimarei!"

"Coloco saliva no dedo, e... psst! Viu? Não me queimei! Mais um pouco de saliva, e... psst! Viu só? Há! Não me queimei! Olha!!! psst!... psst!... psst!... Não queimou, não queimou!!! Olha! psssst! Aaaiiii! Auuu, me queimei, me queimei..."

Há dois tipos de pessoas: as que vêem os outros se queimarem e pensam "se eu fizer isto, também vou me queimar" e as que pensam que são mais fortes e inteligentes que os outros, e acham que nunca o que aconteceu aos outros poderá acontecer com ela.

As primeiras aprendem com os que se queimaram. As outras são prepotentes. Não dão valor a conselhos (mesmo bíblicos, como Provérbios 6:25, 27-28) e acham que errar de vez em quando não é tão grave: não viciará nem trará conseqüências e, afinal, "eu tenho o controle da situação" - até o dia de não o terem mais...

Se eu nunca namorar uma pessoa não cristã terei quase certeza de que não me casarei com uma pessoa não cristã.



3. Princípio do central

Lembrete: dedo central.

O maior dos dedos, que está no centro, é o dedo central. O primeiro dedo a tocar é este.

"Estamos fazendo algo juntos para Cristo?"

"Quem é o centro da nossa vida e dos nossos relacionamentos?" Se sou cristão e tenho um namoro cristão, então estou afirmando que ele é o centro de minha vida e do meu namoro.

"Amo mais a Cristo ou a minha mãe?" Se minha mãe estivesse na nossa frente quando estamos sozinhos (nos amassando, por exemplo), eu me envergonharia? Mas Jesus sempre está comigo!

Jesus deve estar sempre entre nós. Não peça licença para Ele em hipótese alguma!

Lembre-se do primeiro dedo a tocar: que seus toques sejam santos.



4. Princípio da aliança

Lembrete: dedo do anel, da aliança do casamento.

Sinceramente, só saberei se casarei com a pessoa que está ao meu lado quando estiver casado. Portanto, o que temos feito juntos?

Levarei para o casamento as conseqüências de tudo o que fiz antes dele, sozinho ou com outras pessoas.


5. Princípio do rebaixamento

Lembrete: dedo mindinho.

Não rebaixe os seus padrões de namoro. Estabeleça padrões e não os viole.

Planeje com antecedência o que vai e o que não vai fazer no namoro. Saiba com quem vai e com quem não vai namorar.

Se decidir não estabelecer padrões de namoro, o que fazer quando alguém não temente a Deus te convidar a fazer coisas ou ir a lugares impróprios? Não pensarei: "Na igreja ninguém se interessa por mim... aquele rapaz não é da igreja mas tá tão afim de mim... me convidou para sair... vou namorar com ele!"

Se estabeleço padrões, nem esquento a cabeça: a resposta já está determinada! E Deus honrará minha atitude!

Elevar meus padrões não é a chave para conseguir namorados, mas para conseguir-se um cônjuge melhor. 



Como escolher ótimos cônjugues?



1) Escolha ótimos namorados. No mínimo você tem uma cabeça para pensar, um Deus a quem pedir e um livre arbítrio para decidir.

2) Torne-se você mesma uma pessoa de Deus. Pessoas que são de Deus atraem outras que são de Deus (I Tessalonicenses.4:3 - é a vontade de Deus que sejamos santos).

Parábola da maratona de 50km: Não posso esperar as pessoas que estão lá atrás (ou ao meu lado) na corrida prá Deus.

"Ah, não tem ninguém, nenhum rapaz em minha vida...". Tenho que prosseguir, e não baixar o meu riTimóteoo ao dos que gosto ou quero ao meu lado. Se o fizer, corro o risco de nem mesmo chegar ao fim da corrida! Cada um tem seu riTimóteoo, conforme sua consagração particular a Deus.

Como na maratona, um dia virá para me acompanhar alguém que está no mesmo riTimóteoo (espiritual) que o meu (ou até mais, quando então correrei mais ainda!)

Lei da gravidade espiritual: Se estou num nível mais alto, é mais fácil cair de nível tentando ajudar alguém a subir para o meu, do que fazê-la subir ao meu. É uma lei natural! Experimente, de cima de uma cadeira, ajudar uma pessoa a subir nela!

"Namorando, vou convertê-lo a Deus" - namoro não é lugar para evangelismo! Não caia nessa cilada do inimigo!



O PREÇO A PAGAR:

Faça assim: coloque etiquetas de preço em cada parte do seu corpo. É!

Como seu namorado pagará por cada parte? Qual é o preço dela? É um buquê de flores? Palavras bonitas ao pé da orelha? Uma poesia? Um jantar? Promessas? Uma aliança na mão direita? Uma serenata?

A moça testa o homem para ver até onde ele vai, até onde ele é forte para segurar o "fogo".

I Tessalonicenses.4:3 - a vontade de Deus não é que oremos e contribuamos, mas que evitemos a imoralidade sexual. Quem rejeita estas coisas não rejeita a homens, mas a Deus (ver v.8). Se estou sendo imoral sexualmente, estou rejeitando a Deus, mesmo dizendo que Jesus está no centro do meu relacionamento.

I Timóteo.5:1-2 - beijaria eu minha irmã na boca? Paulo ainda reforça dizendo: "com toda a pureza"!



Como evitar de apaixonar-me por pessoas perdedoras?


1) Tenha padrões elevados de namoro.

Dê uma olhada por onde você tem procurado sua metade !


2) Procure dicas.

Desculpas furadas? Te deixa na mão? Não te trata com carinho? É ciumento? Ira-se facilmente? (I Coríntios 13) "Mas vai ser diferente depois que casarmos..." - vai nessa e depois me conte se é assim! Quantas vezes você já casou para provar isto? Saiba que depois (quera ou não) é sempre um pouquinho pior!

Ele fica de olho nas outras moças quando elas passam?

Como é o relacionamento com os pais e irmãos? Como os trata?


3) Evite pessoas casadas.

Se você descobre mais tarde que ele é casado, noivo ou namora outra... esqueça! Um dia mentirá e te trairá também. Aliás, certamente não está em comunhão com Deus. E que não venha com desculpas como "minha mulher não presta".


4) Olhe para o passado da pessoa.

Que tipos de pessoa já namorou? Como foram estes relacionamentos?

Isso tudo é caretice! Ninguém mais faz isso!

Os alvos são vistos como "caretas", mas são sábios. Lembre-se que a sabedoria de Deus é loucura para este mundo e pense nesta resposta:

"Pois bem, ele pode não me querer por causa dos meus padrões, mas eu o quero menos ainda! Não é nem capaz de me respeitar, nem meus pontos de vista, nem os do meu Deus!"

Quem te disse que ninguém mais faz isso? Tá ficando que nem um tal de Elias? Para ele, Deus encorajou-o dizendo que só haviam outros sete mil como ele (I Reis.19.14, 18). Quem sabe hoje o teu Deus não está te dizendo isto, por amor a você? - "Existem sete mil que adotam estes padrões, e eu farei com que o mais indicado para você cruze o seu caminho. Aguarde-me vigiando e orando!"

E não se esqueça: não confie em tudo que o mundo injeta em tua cabeça. Guarde bem Romanos 12:1,2 e faça diferença nesta geração (1 Timóteo.1:12) como o jovem Daniel e seus amigos fizeram, permanecendo fiéis a Deus (Daniel.1 e 3). Aliás, cuidado com o que você lê, ouve e assiste... (eu estou falando no mínimo de novelas, músicas que não falam do amor verdadeiro e de certas revistas, sim!)

Deus te abençõe, e a Ele rogo que possas lembrar de pedir-lhe um S.O.S. em tudo o que for necessário! Fique com Provérbios 2:1 a 3:7 e todo o resto da genuína verdade, que é a Palavra de Deus!

Baseado no curso ENVIA (Escola Noturna Vida Abundante) da JOCUM

Assine News

AVISO                               EM FUNÇÃO DE PROBLEMAS NO SISTEMA DE ENVIO, ESTAMOS REALIZANDO NOVO CADASTRO. Inscreva-se para receber POR E-MAIL diariamente msg bíblica.
Nome
E-mail
Confirme E-mail


  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp e ADICIONAR EU SEU APARELHO.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida
  5. (*)

    AtualizarEntrada Inválida
    Digite pra validar

Artigos

eBooks-Pr. Vilson!

   

COLABORE CONOSCO!

Doações

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Visitantes Online

Temos 201 visitantes e Nenhum membro online

"RECURSOS"

MonteSinai