Índice de Artigos

"MORTE PREMATURA SEMPRE ACOMPANHA OS ASTROS DO ROCK" (apenas até 1997)

Segue uma listagem o mais completa e detalhada possível das mortes ocorridas entre os artistas de rock organizadas por ordem cronológica. Tentou-se citar apenas fatos comprovados mas é possível que uma ou outra versão leve a controvérsias. Para mais informações sobre a morte de astros do rock visite os seguintes sites:

http://www.hotshotdigital.com/WellAlwaysRemember.html
http://worldmall.com/erf/rockstar/rockstar.htm

Robert Johnson, morto em 16 de Agosto de 1938 aos 27 anos

Cantor e guitarrista de blues, um dos precursores do rock and roll. Acusado (já na década de 30 atente-se bem para isso) de manter um pacto com o demônio, morreu após sentir-se mal em um show e passar três dias em estado de coma. Provavelmente foi envenenado por uma amante ou marido ciumento. Também existem versões de morte por espancamento, apunhalamento e armas de fogo diversas, mas apenas a versão do envenenamento tem alguma credibilidade.

Buddy Holly, morto em 3 de Fevereiro de 1959 aos 22 anos
Ritchie Valens, morto em 3 de Fevereiro de 1959 aos 17 anos
The Big Bopper (J P Richardson), morto em 3 de Fevereiro de 1959 aos 28 anos


Três grandes nomes da primeira fase do rock and roll nos anos 50 (Buddy Holly intérprete de Peggy Sue entre outros sucessos e Ritchie Valens famoso por La Bamba). Morreram vítimas de um acidente aéreo quando o avião em que viajavam caiu em virtude de mau tempo. Os três artistas entre outros participavam de uma série de shows chamada  Winter Dance Party no meio oeste americano em meio a um inverno com neve. Ao término de um dos show resolveram aproveitar uma carona de avião de um amigo de Buddy Holly. O último lugar disponível foi disputado por cara-ou-coroa e ganho por Ritchie Valens. O piloto não tinha experiência em voar com instrumentos e não soube se orientar com o mau tempo terminando por bater em uma montanha em frente ao local de decolagem. O avião explodiu aremessando a dezenas de metros os corpos dos ocupantes.

Eddie Cochran, morto em 17 de Abril de 1960 aos 21 anos

Pioneiro do rock. Morreu em um acidente de carro quando um pneu estourou e o veículo colidiu com uma árvore. Estava acompanhado de Gene Vincent que sofreu apenas ferimentos.

Stuart Sutcliffe, morto em 10 de Abril de 1962 aos 21 anos

Baixista integrante dos Beatles no início da carreira. Morreu de hemorragia cerebral (em virtude de uma briga de bar ou de uma overdose de anfetaminas, não se sabe ao certo).

Paul McCartney, morto por volta de 1966

Hoje em dia todos temos certeza de que Paul McCartney está vivo e bem. Mas nem sempre foi assim. Para mais detalhes veja a página Paul Está Morto.

Brian Jones, morto em 3 de Julho de 1969 aos 27 anos

Guitarrista dos Rolling Stones. Jones foi encontrado morto boiando na piscina de sua casa.

Janis Joplin, morta em 4 de Outubro de 1970 aos 27 anos

Considerada a maior cantora de blues branca da história. No auge da carreira morreu de uma overdose de heroína no Landmark Hotel em Los Angeles. Foi cremada e suas cinzas jogadas na costa de Marin County na Califórnia. O álbum Pearl que ela deixou gravado foi lançado após sua morte.

Jimi Hendrix, morto em 18 de Setembro de 1970 aos 27 anos

Guitarrista mais influente de todos os tempos. Morreu sufocado em seu próprio vômito amarrado em uma maca a caminho do hospital por causa de uma overdose de barbitúricos.

Jim Morrison, morto em 3 de Julho de 1971 aos 27 anos


Vocalista e líder da banda The Doors. Foi encontrado morto em uma banheira pela namorada Pamela Courson. Na noite anterior Jim havia reclamado de dores no peito. No certificado de óbito (sem autópsia) constou apenas falha cardíaca. Não oficialmente crê-se que Morrison pode ter consumido heroína pensando ser cocaína.

Billy Murcia, morto em 1972 aos 21 anos

Baterista da banda The New York Dolls. Morreu durante a primeira tour da banda pela Inglaterra em virtude de uma overdose de álcool e drogas. Uma causa mais direta da morte possivelmente pode ter sido sufocamento por café derramado em sua garganta pela namorada na tentativa de reanima-lo (ao mesmo tempo em que aplicava banhos frios e o fazia andar pelo quarto).

Elvis Presley, morto em 16 de Agosto de 1977 aos 42 anos


Talvez o maior nome do rock and roll de todos os tempos (embora nos últimos anos de sua vida viesse se dedicando cada vez menos a rock e cada vez mais a baladas românticas). À medida que sua carreira declinou se tornou consumidor abusivo de drogas medicamentosas (abominava drogas propriamente ditas como cocaina, heroína ou maconha). Entre outras se destacavam em seu coquetel químico diário medicamentos para perda de peso e controle de apetite, tudo associado a um ritmo de shows e gravações intermináveis. Foi encontrado desacordado no banheiro onde devia ter desmaiado algumas horas antes. Só foi declarado morto no hospital. Não foi constatada em seu corpo nenhuma droga ilegal e a causa oficial da morte foi falência cardíaca.

Marc Bolan, morto em 16 de Setembro de 1977 aos 30 anos

Vocalista da influente banda T.Rex. Bolan morreu em um acidente de carro ao colidir com uma árvore. O automóvel era dirigido por sua namorada Gloria Jones que teve ferimentos graves mas sobreviveu.

Ronnie Zant, Steven Gaines, Cassie Gaines, mortos em 20 de Outubro de 1977


Componentes da banda hard-rock-country Lynyrd Skynyrd. Um avião alugado que levava a banda em meio a uma turnê caiu em um pântano por falta de combustível. Outros componentes da banda sofreram ferimentos graves. Apenas uma semana antes do acidente havia sido lançado o álbum Sreet Survivors que mostrava na capa a banda em meio a fogo (o disco foi recolhido pela gravadora e a capa trocada após o acidente, tornando-se a capa original uma raridade).

Keith Moon, morto em 1978 aos 31 anos

Baterista da banda The Who. Morreu vítima de uma intoxicação por pílulas contra alcoolismo durante tratamento de desintoxicação.

Sid Vicious, morto em 2 de Fevereiro de 1979 aos 21 anos

Baixista da banda Sex Pistols. Em 12 de Outubro de 1978 Vicious havia apunhalado até a morte a sua namorada Nancy Spungen (história romântica retratada no filme Sid & Nancy) no Chelsea Hotel. Morreu por causa de uma overdose de heroína durante uma festa na casa de sua mãe em comemoração a sua libertação.



Bon Scott, morto em 19 de Fevereiro de 1980


Vocalista da banda AC/DC. Oficialmente Bon Scott morreu de causas naturais. Mas visto que ele voltava de uma bebedeira na noite de sua morte, é mais provável que ele tenha morrido por causa da bebida, sufocado com seu próprio vômito. Ao voltar de uma festa Bon, desacordado, foi deixado por um amigo no carro. Apenas no outro dia foi constatado que ele havia morrido. Há boatos de que haveria heroína envolvida mas isso nunca foi confirmado.

Ian Curtis, morto em 18 de Maio de 1980 aos 23 anos

Cantor da banda Joy Division. Epilético e sofrendo de depressão, se enforcou depois de ver o filme "Stroszeck", de Werner Herzog e ao som do disco "The Idiot", de Iggy Pop. A banda viria a ficar famosa com o nome New Order.

John Bonham, morto em 24 de Setembro de 1980 aos 32 anos

Baterista do Led Zeppelin. Bonham deixou Worcestershire para encontrar com a banda nos Bray Studios para planejar a tour pelos Estados Unidos que iria acontecer. Ele consumiu vodka com suco de laranja durante a viagem. Depois da reunião a banda seguiu para a casa de Page em Windsor, onde Bonham continuou bebendo. Por volta de 1h45 da tarde do dia 25 de setembro o técnico de som Benji Le Fevre foi procurar por Bonham e verificou que ele não tinha pulso. Um médico foi chamado e confirmou a morte de Bonham. A autópsia revelou que a causa da morte foi um acidente: Bonham morreu sufocado no próprio vômito após beber o equivalente a 40 doses de vodka. Em 4 de dezembro de 1980 o Led Zeppelin confirmou oficialmente o fim da banda visto que não achavam possível prosseguir sem o baterista original.

John Lennon, morto em 8 de Dezembro de 1980 aos 40 anos

Vocalista e guitarrista da banda Beatles. John voltava a seu apartamento no edifício Dakota em Nova York acompanhado de Yoko Ono. Na entrada do edifício foi atingido por cinco tiros de calibre 38 disparados por Mark David Chapman, um fã a quem John havia dado um autógrafo pouco antes. John chegou morto à sala de emergência do Roosevelt Hospital. Chapman, aparentemente um desequilibrado, não tentou fugir da cena do crime, afirmando que havia matado Lennon por causa das controversas declarações do vocalista sobre religião na década de 60. Chapman cumpre prisão perpétua.

Steve Took, morto em 1980 aos 31 anos

Baterista da banda T.Rex. Morreu sufocado com o próprio vômito após consumir cogumelos venenosos pensando serem alucinógenos.

Bill Haley, morto em 9 de Fevereiro de 1981 aos 55 anos

Pioneiro do rock com sua banda The Comets e o clássico Rock Around The Clock. Morreu em casa vítima de um ataque cardíaco.

Steve Curry Died, morto em 1981 aos 34 anos

Baixista da banda T.Rex. Em um acidente de carro em Portugal.

Alex Harvey, morto em 4 de Fevereiro de 1982 aos 47 anos


Líder da Alex Harvey Band. Morreu de ataque cardíaco após um show na Bélgica enquanto esperava um navio que o levaria para a Inglaterra. Seu irmão mais novo Leslie Harvey (que também havia gravado com a Alex Harvey Band) morreu em 1972 eletrocutado no palco durante uma apresentação.

Randy Rhoads, morto em 19 de Março de 1982 aos 25 anos


Guitarrista da banda de Ozzy Osbourne. Morreu quando o avião em que viajava chocou-se ainda no solo com um hangar.

Phil Lynott, morto em 4 de Janeiro de 1986 aos 35 anos

Líder da banda Thin Lizzy. Morreu de problemas cardíacos e pneumonia causados por abuso de drogas após longa internação em um centro de dependência e posteriormente em um hospital..

Cliff Burton, morto em 27 de Setembro de 1986

Baixista da banda Metallica. Morreu (provavelmente enquanto dormia) em um acidente com o ônibus da banda rumo a Estocolmo, na Suécia. O ônibus capotou e seu corpo foi jogado para fora sendo esmagado pelo próprio ônibus.

Andrew Wood, morto em 19 de Março de 1990 aos 24 anos

Vocalista da banda Mother Love Bone. Morreu de overdose de heroína. Um mês após sua morte o álbum Temple of The Dog foi lançado e subiu ao topo das paradas. Com o fim da banda o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament formaram o Pearl Jam.

Stiv Bators, morto em 4 de Junho de 1990


Vocalista da banda punk Dead Boys. Foi atropelado por um carro em Paris e morreu pouco depois.

Stevie Ray Vaughan, morto em 27 de Agosto de 1990 aos 35 anos

Guitarrista. Morreu em um acidente de helicóptero no Wisconsin.

Rob Tyner, morto em 17 de Setembro de 1991 aos 46 anos

Vocalista da banda MC5. Morreu de ataque cardíaco.

Freddie Mercury, morto em 23 de Novembro de 1991 aos 45 anos

Líder e vocalista da banda Queen. Morreu menos de 24 horas depois de declarar oficialmente que tinha AIDS.

Eric Carr, morto em 23 de Novembro de 1991

Baterista da banda Kiss. Morreu de Câncer.

Johnny Thunders, morto em 1991 aos 38 anos


Lendário guitarrista e junkie da banda proto-punk The New York Dolls, também participando da banda de Richard Hell. Morreu em um quarto de hotel de New Orleans de uma overdose de álcool e metadona. Sua morte ainda desperta dúvidas (sobre como ele conseguiu viver tanto). Entre as bandas diretamente influenciadas por ele está o Guns N'Roses.



Jerry Nolan, morto em 1992 aos 45 anos

Baterista da banda The New York Dolls que substituiu Murcia. Morreu vítima de pneumonia e meningite.

Frank Zappa, morto em 4 de Dezembro de 1993 aos 52 anos

Lendário guitarrista experimentalista lider do grupo Mothers Of Invention e mais tarde em carreira solo. Morreu de câncer na próstrata em sua casa após longo período de doença (em que não deixou de produzir).

Ray Gillen, morto em 1 de Dezembro de 1993 aos 33 anos

Vocalista da banda Badlands que participou durante curtos espaços de tempo do Black Sabbath (durante o ano de 1986). Suas gravações com a banda foram rejeitadas e nunca lançadas. Morreu de AIDS. Em 1998 a SRS Records lançou um tributo a Ray chamado "5th anniversary/Memorial Tribute/Ray Gillan" e parte dos lucros das vendas foi doado à uma fundação que estuda a cura pra AIDS.

Kurt Cobain, achado morto em 7 de Abril de 1994 aos 27 anos


Líder da banda Nirvana. Suicidou-se no auge da fama com um tiro de espingarda na cabeça sendo encontrado apenas cerca de dois dias depois. O corpo foi achado por um eletricista contratado para instalar equipamentos de segurança que arrombou uma janela após desconfiar que havia algo errado. Ao lado do cadáver foi encontrada uma nota de suicídio escrita com tinta vermelha, endereçada à mulher Courtney Love e à filha Frances. A grande quantidade de heroína encontrada em seu corpo leva um grupo mais desconfiado a supor que Kurt foi assassinado (por não ser possível a alguém tão dopado colocar a arma na cabeça e puxar o gatilho). Para mais detalhes visite o Nirvana FAQ.

Ingo Schwichtenberg, morto em 8 de marco de 1995

Ex-baterista da banda Helloween. Ingo sofria de esquizofrenia e estava envolvido com drogas e alcool e teve de ser retirado da banda em 1993, não suportando a depressao e se suicidando.

Shannon Hoon, morto em 21 de Outubro de 1995 aos 28 anos

Vocalista da banda Blind Mellon famoso também por algumas participações em álbuns, músicas e shows da banda Guns N'Roses.

Michael Hutchence, morto em 22 de novembro de 1997


Vocalista da banda INXS. Foi encontrado em um quarto do hotel Ritz-Carlton em Sydney enforcado com um cinto.

Outras causas de morte:

Clarence White (The Byrds)
- Quando guardava seu equipamento no carro, o guitarrista foi atingido por um motorista de caminhão bêbado. Ironicamente, dois anos antes o grupo The Byrds Lançou a música "Truck Store Driving Man", que satirizava os caminhoneiros.

Ricky Nelson
(rival de Elvis que fez sucesso com músicas country nas décadas de 70 e 80) - Acabou explodindo o avião que pilotava ao acender um freebase (cigarro de maconha e cocaína).

Dennis Wilson
(Beach Boys) - O único surfista da banda, morreu afogado depois que, completamente bêbado saltou de um bote para um mergulho fatal. Depois de dias de buscas, o corpo foi finalmente encontrado, mas a pedido da família o músico foi jogado de volta ao mar.

Bob Hite (Canned Heat) - Ataque cardíaco possivelmente em virtude de consumo de drogas.

Alan Wilson
(Canned Heat) - Overdose de drogas.

Gram Parson
(Byrds) - Ataque cardíaco possivelmente em virtude de consumo de álcool.

Michale Clarke
(Byrds) - Doenças devido a abuso de consumo de álcool.

Karen Carpenter (Carpenters) - Ataque cardíaco devido a anorexia nervosa.

Pete Ham
(Badfinger) - Suicídio por enforcamento.

Tom Evans (Badfinger) - Suicídio por enforcamento.

Duane Allman
(Allman Brothers Band) - Acidente de motocicleta.

Tom Forgety
(Creedence Clearwater Revival) - Tuberculose.

Marvin Gaye - Morto a tiros pelo próprio pai durante uma briga.

John Glascock
(Jethro Tull) - Morreu de problemas cardíacos em virtude de um abcesso no dente.

Jerry Garcia (Grateful Dead) - Diabete, arteriosclerose, ataque cardíaco em virtude de consumo de drogas.

Ron McKernan (Grateful Dead) - Cirrose.

Jimmy McCulloch (Wings) - Ataque cardíaco possivelmente em virtude de consumo de drogas.

Paul Kossoff
(Free) - Ataque cardíaco em virtude de consumo de drogas.

Felix Pappalardi
(Mountain) - Assassinado pela esposa.

Jeff Porcaro (Toto) - Ataque cardíaco em virtude de consumo de cocaína.

Gary Thain (Uriah Heep) - Overdose de drogas.

Hillel Slovak
(Red Hot Chili Peppers) - Overdose de heroína.

Kristen Pfaff (Hole) - Overdose de heroína.

Jonathan Melvins
(Smashing Pumplins) - Overdose de heroína.

Keith Relf (Yardbirds) - Eletrocutado em seu estúdio no porão de casa. Foi encontrado pelo filho com os headphones na cabeça.

Agradecimentos a Pablo Santana por algum material enviado.

 

QUESTIONAMENTOS:

O que há de ERRADO nisso?

A Bíblia nos orienta resolvermos tais questões com outra pergunta:

O que há de CERTO nisto?
Efésios 5:10 nos admoesta a "aprovar o que é agradável AO SENHOR".
Assim, devemos perguntar:
- O que é apropriado ou não?
- É certo, é correto? vai agradar ao Senhor ou a mim?
- Há algo de bom nisto?
- Isto está promovendo valores cristãos?
- Isto edifica ou enfraquece e derruba?
- Isto glorifica a Deus e é saudável?
Perguntas assim que devemos fazer para chegarmos a um consenso se estamos ou não vivendo como cristãos verdadeiros e autênticos.

Entretanto, se a resposta for:
- Mas eu gosto disto e sei que há coisas erradas com ela, mas, não posso mudar meus gostos e mesmo assim sinto que sirvo ao Senhor!
A chave para tratar deste e de outros assuntos de natureza questionável se encontra na Santa Palavra de Deus em Colossenses 3:1-2 que diz: "PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra".

Na vida do cristãos GOSTOS e PREFERÊNCIAS devem estar de acordo com a Palavra de Deus!
Isto é possível?
Sim!
Vamos sendo renovados dia após dia pela Palavra de Deus. Efésios 4:22-23 diz: "Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente".


por Vilson Ferro Martins

Receba mensagens WhatsApp

  1. O número DEVERÁ estar cadastrado no WhatsApp e ADICIONAR EU SEU APARELHO.
  2. Nome Completo(*)
    Entrada Inválida
  3. DDD + Telefone(*)
    Entrada Inválida
  4. Email(*)
    Entrada Inválida

Artigos

eBook - Livros!

   

Doe Agora

Deus se importa

Se você precisa de uma palavra abençoadora para o seu coração, então clique AQUI.

Visitantes Online

Temos 417 visitantes e Nenhum membro online

Recursos

MonteSinai