NOMES DE DEUS I

Aba – Salmos 89:26 – Romanos 8:15. Ainda hoje no hebraico quando uma criança que chamar o seu pai esta é a palavra usada. Como é bom saber que podemos chamar com intimidade o nosso Pai a qualquer momento sabendo que mesmo quando adultos Ele nos carrega no colo e cuida de nós – Isaías 46:4 – Salmos 40:17, Salmos 103:13.

Muitas pessoas perdem a revelação do Pai, conhecem Deus Filho, sentem intimidade com Deus Espírito Santo, mas sentem muita dificuldade no relacionamento com o Pai.

Certa vez o Senhor me despertou para o fato de que eu só me dirigia à Deus Pai quando queria pedir algo em Nome de Jesus, o meu relacionamento com o Pai era muito restrito. Para que o nosso crescimento espiritual seja harmonioso e saudável precisamos conhecer a revelação de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo . Aprenda a olhar para o Pai não como um juiz duro, mas como um Pai tão amoroso que se preocupa com cada etapa do nosso desenvolvimento. Deleite-se nessa realidade, tenho certeza que o Deus Pai muitas vezes disse estas palavras de Oséias em seus ouvidos (vou usar na primeira pessoa para que você veja como estas palavras são para você ) Oséias 11:2,3 e 4 ” Eu te ensinei a andar…te tomei nos meus braços mas você não atinava que Eu estava te curando, te atrai com cordas humanas e com laços de amor, …aliviei o jugo…me inclinei para te dar de comer”.  Estes são os cuidados de um Pai amoroso: colocar no colo, alimentar, ensinar a andar, fazer carinho, experimente!!!

Gaal – Redentor (Jó:19:25). Foi ele que nos redimiu, mas é bom lembrar que Ele sempre está pronto para nos redimir de qualquer cova que venhamos a cair – (Salmo 103:4 , Jó 36:16). Nenhum problema é difícil demais para Ele.

A palavra redimir significa tirar do cativeiro, do poder alheio, indenizar, compensar, fazer esquecer, pagar. Quando o Senhor Gaal te redime da cova, ele te faz esquecer aqueles momentos te recompensando, Daniel saiu da cova para um lugar de honra, José saiu da prisão para ser o segundo homem mais importante do Egito, a lista poderia se estender infinitamente…mas quero chamar a sua atenção; o para a vida de Jó, ele viveu o seu infortúnio por alguns meses (alguns teólogos afirmam que foram nove meses), mas toda aquela tristeza foi compensada por 140 anos de extrema fartura e descanso Jó 42:12 -16.

Se dirija agora ao Senhor Gaal e peça “Alegra-me em proporção aos dias em que fomos afligidos e pelos anos em que sofremos o mal” (versão Amplified Bible).

Eyaluth
– Força – (Salmo 22:29). Diga o fraco; Eu sou forte, quando somos fracos é que somos fortes (Joel 3:10 e 2 Corintios 12:10). Nestes momentos a vida e a Força de Deus fluem melhor em nossas vidas (porque estamos totalmente dependentes). Nunca nos esqueçamos Ele é a nossa força Salmo 28:7 Salmo 68:35.

Enquanto Sansão foi prudente com a sua fonte de força, ele arrancou portões das cidades inimigas prevalecendo sobre todos os inimigos de Israel. A derrota de Sansão iniciou no momento em que desprezou a sua fonte de força (o cabelo, no nosso caso o Espírito Santo, cabelo representa cobertura e sem cobertura perecemos, o Espírito de Deus é a nossa cobertura). Saul achava que a fonte da sua força era o seu braço, as suas armas, o seu exército, mas Davi sempre soube de onde vinha a sua vitória e a força para derrotar Golias ou exércitos inimigos.

Confesse diante do Senhor “não possuo a terra pela minha espada, não é meu braço que me traz a vitória, mas sim a destra e o fulgor do Seu rosto…com Teu auxílio venço os meus inimigos…” – Salmo 44:4.

Alguns são derrotados pela auto-suficiência, mas outros são vencidos pela sua baixa auto estima. Se você; se encontra neste último caso saiba que a vida de Cristo flui no seu interior e por conseqüência a sua força . A sua vitória estará no equilíbrio!

El Shaddai – Gênesis 17:1. Deus todo Poderoso, Aquele que é mais do que suficiente. Já vimos que El significa poder e Shaddai é usado para a que “amamenta”. Deus todo poderoso se levanta em nossa defesa, faz caminho onde não há caminho, dispersa os nossos inimigos e tem cuidado e amor muito mais profundo do que aquelas que amamentam – Oséias 11:2, 3 ; Ezequiel 16, Deuteronômio 33:12; Deuteronômio 32:10.

Shaddai é a abreviatura da frase “Shomer daltot Israel” que significa Guardião dos Portões de Israel. Além de guardar os muros e os portões da nação de Israel, El Shaddai cuida dos teus portões, pois você é Israel espiritual.

Deus ama as suas portas (Salmo 87:1), nós temos dois muros, o muro exterior que é o nosso corpo e a nossa alma e o antemuro que é o nosso espírito. Satanás tenta enfraquecer os nossos muros exteriores para tentar ter acesso ao nosso muro interior. Se deixarmos nosso muro exterior (corpo , mente , emoções e vontade enfraquecidos) ele ruirá – Lamentações 2:8-9 – satanás não terá muito trabalho para entrar. Muro rompido é mordida certa de cobra (Eclesiastes 10:7).

Peça a El Shaddai a restauração dos seus muros, as travas e ferrolhos das portas deste muro devem ser de material nobre, reforçados por Aquele que nos ama – (Cantares 1:17, Salmo 147:13). Os nossos muros estão sempre diante dos olhos do Senhor, não existe proteção e nem segurança maior do que esta (Isaías 49: 16).

O Nome El Shaddai, ainda nos revela que :

El = força, poder , El nos lembra a força da Destra do Senhor, destra que se levanta para nos salvar e despedaçar nossos inimigos. Destra temida pelos inimigos – Êxodo 15:6 , Salmo 118:15, mas esta mesma destra dura para com os inimigos é a destra que nos sustenta nos momentos mais difíceis da nossa vida      (Salmo 139:10).

Shaddai = nos lembra a mão esquerda que fica do lado do coração, se a destra indica justiça a esquerda amor e misericórdia. Shaddai é um Pai amoroso pronto para escutar seus filhos, carregá-los no colo, um Pai atencioso que nunca tira os olhos de seus filhos – (2 Crônicas 16:9).

Ainda em relação a este nome gostaria de acrescentar que os judeus ortodoxos usam tefilin para fazerem suas orações (Uma caixinha preta amarrada na cabeça e outra no braço contendo passagens da Bíblia, para melhor entender aconselho ler o estudo “A Palavra”).

O nó feito na última volta do braço tem o formado da letra yud que faz parte do Nome Shaddai, este último nó no braço esquerdo fica na altura do coração, o que mais uma vez vem afirmar o amor de Shaddai.

Na caixa do tefilin da cabeça temos a letra shin e o nó terá a forma da letra dalet, estas duas letras pertencem ao nome Shaddai. Deus quer que o amemos com todas as nossas forças (braço) com todo o nosso entendimento (cabeça) e com todo o nosso coração.

El Roi – Deus que vê – (Gênesis 16:13). Ele é Aquele que não está indiferente às nossas angústias. Ele vê as nossas lágrimas assim = como viu as de Ana, Hagar. Mesmo quando homens nos decepcionam e abandonam El Roi que não tira seus olhos de seus filhos nos afaga e consola.

El Roi com sua Onisciência, contempla os planos dos nossos inimigos e os frustra. Deuteronômio 11:12,  Êxodo 14:24,  2 Crônicas 16:9, Salmo 34:15,  Isaías 49:16.

Hagar recebeu a revelação de El Roi em um momento crítico da sua vida. A segurança de Hagar estava em Abrãao, estava nos olhos protetores de Abrãao, mas agora Deus queria que ela aprendesse o cuidado dos olhos de El Roi em seu favor .

Hagar em seu desanimo e com olhos naturais não conseguia enxergar a provisão do Senhor para a sua aflição, mas El Roi tem prazer em desvendar nossos olhos naturais para nos mostrar seu carinho e provisão. Pode ser que à exemplo de Hagar você esteja chorando e perecendo tendo a sua resposta a alguns metros de distancia. El Roi vê sua aflição, El Roi abre seus olhos e alegra o seu coração.

Tsaddia – Justo – (Salmo 7:9)  – Quão alentador é saber que o Senhor é justo! Ele é justo e fiel – 1 João 1:9 as suas palavras e boas promessas não caem por terra – Josué 23:14. Nós por meio de Jesus somos justos e o nosso caminho é como a luz da aurora – Provérbios 4:18.

Jesus Cristo, o Leão da Tribo de Judá é o Justo (1 João 2:1), nós pertencemos à mesma família e portanto somos semelhantes, se ele é Leão e Justo nós também o somos. Não aceite espírito de acusação te convencer de que não é justo o suficiente para chegar diante do trono. A justiça não é mérito, o sangue de Jesus te justifica e nunca esqueça de que a Sua semelhança você é leão. “O justo é intrépido como o leão” não se comporte como avestruz ou como cachorro assustado tome posse do poder e autoridade concedido aos herdeiros de Deus.

Jeová Tsidkenu
– Nossa Justiça – (Jeremias 23:6). Vimos que Ele é justo e porque Ele é justo, Ele é a nossa justiça também. Por meio de Jesus – 2 Corintios 5:21 e da sua justiça temos livre acesso ao Pai. Não devemos temer nem os homens e nem as circunstâncias, pois Jeová Tsidkenu fará a nossa justiça romper – Isaías 46:13 Ezequiel 12:15 Salmo 26:1.

Jefté (Juizes 11) poderia ter ficado amargurado pela injustiça de seus irmãos, poderia ter se tornado uma pessoa amarga, vingativa ou doente emocionalmente. Mas ao invés de tomar este rumo escolheu esperar o momento oportuno para que Jeová Tsidkenú agisse. Sempre que você escolhe este caminho, então você será exaltado no meio dos seus inimigos.

Deus se importa

Uma palavra abençoadora para seu coração?

Extraído: A Viagem do Outro Cristão. Francis J.Roberts. Ed.A.D.Santos

COLABORE JÁ!

Nos apoie nesse trabalho evangelístico! (PIX)

WhatsApp

Receba mensagens diárias em seu WhatsApp.
Compartilhe via WhatsApp