O “REINO DE DEUS”!

“Mas em verdade eu vos digo: Há alguns, dos que estão aqui, que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus” – Lucas 9:27.

Exerça seu cristianismo; replique as mensagens; mantenha os dados autorais.

O que entendemos por “reino”?
De maneira simplista a resposta seria: “Local em que se encontra debaixo do governo de um rei”. Mas, é muito mais abrangente que isso, conforme veremos a seguir.

Desde a muito tempo aprendi a oração do “Pai nosso” em que as palavras “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu” (Mateus 6:10) e ela me foi (e nos foi) ensinada – passando a ideia – de maneira a “esperar” que um dia no porvir tal promessa se cumprirá, entretanto, sempre nos é sonegada a verdade do “assim na terra”. Ocorre que existe um “reino” que possui muito interesse nisso – o reino das trevas.

Mas, louvado seja o Senhor que nos possibilita crescer na graça e no conhecimento e nunca é tarde para renovar as forças e subir como asas de águia. E por que digo isso?

Bem, primeiro porque o Reino de Deus se manifesta, digamos para um melhor entendimento, em duas vertentes: a) O Reino universal que se dará em Jesus Cristo reinando sobre toda a terra, obviamente depois de todo cumprimento de toda a Palavra, conforme Ele mesmo evidencia em Mateus 24:35 “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.
Também é oportuno referir aqui algumas passagens que manifestam Seu reinar universal:

“E a lua estará perplexa, e o sol envergonhado, quando o SENHOR dos Exércitos vier a reinar no monte Sião, e dentro de Jerusalém, e perante os seus antepassados gloriosamente” – Isaias 24:23.

“O sol não será mais tua luz, de dia, nem por brilho a lua te dará luz; porém o SENHOR será para ti uma luz eterna, e teu Deus, tua glória” – Isaias 60:19.

“E o sétimo anjo soou, e houve grandes vozes no céu, dizendo: Os reinos deste mundo se tornaram os reinos do nosso Senhor, e do seu Cristo; e ele reinará para sempre e sempre” Apocalipse 11:15.

Segundo o Reino de Deus, que Jesus ensinou na oração do “Pai nosso” já veio desde a descida do Espírito Santo no dia do Pentecostes e já se encontra em operação na vida de todos que recebem a Jesus como seu Salvador e Senhor de forma pessoal. O próprio Jesus comentou a respeito da seguinte maneira: “Quem crê em mim, como diz a escritura, do seu ventre fluirão rios de água viva. (Mas isso ele falou do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, pois Jesus ainda não tinha sido glorificado)” – João 7:38-39.
Este Reino manifesto no dia do Pentecostes continua em vigência total atualmente se manifestando na vida de todo cristão. Aleluia!

“Deixai a vossa luz brilhar diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está no céu” – Mateus 5:16.

E em terceiro lugar há um desejo no coração de Deus de que os redimidos vivam uma vida que manifestem o Reino de Deus já aqui na terra, tanto quanto o “reino das trevas” se manifestam através dos filhos das trevas. “Porque os filhos deste mundo são mais sábios na sua geração do que os filhos da luz” – Lucas 16:8. E ainda: “Deixai a vossa luz brilhar diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está no céu” – Mateus 5:16.

Ora, o “reino das trevas” se encontra em franca operação e os súditos desse imperador, quer saibam ou não, estão trabalhando em prol dele e potencializando tal reino através de roubo, morte e destruição. Evidente que Deus deseja que Seu reino – que também se encontra em franca operação através de cada cristão (Sua Igreja) se manifeste para que Sua boa, agradável e perfeita vontade seja experimentada e para que os pertencentes ao “outro” reino, vejam as boas obras manifesta através da Igreja e glorifiquem a Deus. (Romanos 12:2 – Mateus 5:16).

Bem, para não perder de vista que estamos enfatizando que o Reino de Deus já chegou entre nós, vale citar Lucas 2:27 que diz: “Mas em verdade eu vos digo: Há alguns, dos que estão aqui, que não provarão a morte até que vejam o reino de Deus”. Estaria nosso Senhor Jesus Cristo faltando com a verdade que afirmou o que se encontra aqui registrado? Evidente que não! É verto que é verdade e que continua sendo a verdade.

Logo, o importante é saber – no corpo, na alma e no espírito – quem se é no Reino de Cristo Jesus e que posição se ocupa dentro desse Reino.

Jesus cumpriu uma importante missão vindo a este mundo em que morreu e com Seu sangue possibilitou que qualquer um que O aceite, possa fazer parte desse Reino. Havia uma cédula de dívida que era contra a humanidade, todavia Jesus a cravou na cruz do calvário e quem se submete a Ele, sua dívida é totalmente perdoada. (Colossenses 2:14). E não somente isso, mas quando Jesus foi assunto ao céu, Ele enviou o Consolador, o Espírito Santo de Deus, que reveste de poder e autoridade todo aquele e aquela que se torna filho ou filha de Deus, a fim de que eles possam viver já nesse plano terreno desfrutando do Reino de Deus. Eles não precisam esperar pelo porvir para isso. Faz bem lembrar o que o Espírito Santo afirmou através do apóstolo Pedro acerca disso:

“Vós também, como pedras vivas, SOIS (não serão, mas, SOIS) edificados uma casa espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo” – 1 Pedro 2:5.

“Mas vós SOIS (não serão no futuro, mas SOIS – aqui e agora) uma geração escolhida, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo peculiar, para que anuncieis os louvores daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). Resumindo, já somos representantes desse Reino – aqui e agora! (Quem tiver dúvidas, leia atentamente Efésios capítulos 1,2 e 3 e veja a posição ocupada pela Igreja nesse mundo.

Vivemos no plano terreno como geração escolhida, sacerdócio real, nação santa e povo peculiar para vivermos e pregarmos com nosso viver as Boas Novas do Evangelho de Cristo e produzir o fruto do Espírito.

Ocorre que muitos por desconhecerem esta Verdade, vivem com medo, angústias, desesperos e sem perspectivas, sem ideais e numa sofrencia só, crendo eles que apenas na glória porvir é que desfrutarão do Reino de Deus. Com isso, o inimigo – o imperador do “outro” reino, tem conseguido “bater a carteira espiritual” de muitos tornando-os “engessados” espiritualmente falando.

A Igreja precisa acordar e despertar dessa anestesia maligna e viver com intensidade o Reino de Deus aqui e agora, pois, foi para isso que Cristo nos libertou – para sermos livres e com nosso testemunho e desfrute dessa liberdade influenciar aqueles que ainda não são salvos. Influenciar e não ser influenciado!

Olha só o que o apostolo Paulo escreveu em Romanos 8:1 “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Deus faz questão de deixar registrado que os que se encontram (e permanecem) em Cristo Jesus NÃO EXISTE MAIS CONDENAÇÃO PARA ELES. Ou seja, é como se o apostolo dissesse: Enquanto vocês estiverem fazendo parte do Reino de Deus, não há nenhuma condenação para vocês. Nenhum mesmo, pois, tudo que era contra as tais pessoas, já foram cobertas pelo Sangue de Cristo.

“Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito”.

Ou será que o Espírito Santo mentiria quando através do apostolo Pedro disse (POR FAVOR, LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO E PACIENCIA):

“Eleitos segundo a presciência de Deus o Pai, através da santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, conforme a sua abundante misericórdia, nos gerou novamente para uma esperança viva, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos; para uma herança incorruptível, imaculada, e que não desvanece, reservada no céu para vós, que estais guardados pelo poder de Deus, através da fé, para a salvação que já está pronta para ser revelada no último tempo, na qual vos alegrais grandemente, embora agora, por um tempo, sendo necessário, estejais sob opressão por causa das muitas tentações, para que a prova da vossa fé, sendo muito mais preciosa do que o ouro que perece, mesmo que provado com fogo, possa ser achada em louvor e honra e glória, na aparição de Jesus Cristo; ao qual, não o havendo visto, amais; em quem, embora não o vejais agora, e mesmo assim crendo, vos alegrais com gozo inenarrável e pleno de glória. Recebendo o fim de vossa fé, a salvação das vossas almas”.

E pelo mesmo Espírito, os que se encontram inseridos nesse Reino, ou seja, todo cristão (a Igreja de Cristo aqui na terra) são também advertidos a:

“Suplico-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, de apresentardes os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1-2).

É como se o Espírito Santo estivesse suplicantemente dizendo: “Povo do Reino de Deus, lavados e redimidos pelo Sangue do Cordeiro, pelas misericórdias de Deus apresentem os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional, e não tomem mais o gosto pelas coisas mundanas, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, segundo o Reino que agora fazem parte, para que possam experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”.

Ora, ora, experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus se encontra no contexto de vida terrena e não vida no porvir, portanto, subliminarmente falando Deus está afirmando que Seu Reino já se encontra aqui e que os Seus súditos podem já desfrutar dele e viverem vida abundante desde já.

Quando o cristão toma consciência disso, não somente vive vida abundante como também influencia aos que estão a sua volta com graça e desejarem tomar parte nisso, ou seja, se tornarem cristãos!

“Louvando a Deus, e tendo o favor de todo o povo. E o Senhor acrescentava diariamente à igreja os que estavam sendo salvos” – Atos 2:47.

“E, sendo interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, ele respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com observação; nem eles dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o reino de Deus está dentro de vós” – Lucas 17:20-21.

É possível que alguns que já chegaram até aqui lendo, meditando e até em parte crendo, afinal, é bom demais para ser verdade, todavia, como pode o Reino de Deus já está aqui e agora?

Vamos ouvir mais uma vez a Jesus Cristo: “E, sendo interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, ele respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com observação; nem eles dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o reino de Deus está dentro de vós” – (Lucas 17:20-21).

A resposta de Jesus à indagação dos fariseus foi: “Porque eis que o reino de Deus está dentro de vós”. Alguma dúvida?

O reino de Deus está DENTRO de cada um que faz parte do Reino. Foi o próprio Jesus afirmou isso!

Mas, ainda podemos encontrar mais base Bíblica em Lucas 18:29-30 “E, ele lhes disse: Verdadeiramente eu vos digo: Não há homem que, tendo deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou esposa, ou filhos por causa do reino de Deus, que não receba, nesse tempo presente, muito mais, e no mundo vindouro a vida eterna”.

Prestemos atenção: “Deixaram casa, pais, irmãos, esposa, filhos POR CAUSA DO REINO, que não receba NESSE TEMPO PRESENTE, muito mais – E NO MUNDO VINDOURO A VIDA ETERNA. Olha só que explanação tremenda que nos faz enxergar de modo maravilhoso a evidencia do Reino aqui e agora.

Todavia, quero ainda citar: Romanos 14:17 e Apocalipse 1:5-6. Vamos lá (leia, pois é muito importante):

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Romanos 14:17)

“…E de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, e o primogênito dos mortos, e o príncipe dos reis da terra. A ele, que nos amou e nos lavou de nossos pecados em seu próprio sangue; e nos fez reis e sacerdotes para Deus, seu Pai; a ele seja a glória e o domínio para sempre e sempre. Amém” – (Apocalipse 1:5-6).

Portanto, como estamos observando a Bíblia Sagrada está recheada de informações sobre um Reino que já existe e que está sendo (ou deveria de estar) desfrutado por cada filho ou filha de Deus nesse planeta!

“Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” – Romanos 14:17.

Conforme constatamos na mensagem anterior… “Jesus, a fiel testemunha, NOS AMOU, NOS LAVOU de nossos pecados e NOS FEZ REIS E SACERDOTES PARA DEUS”. É de ficar sem comentários!

Agora, “por que” de se enfatizar tanto sobre a convicção desse Reino – Reino de Deus – aqui e agora? Por que isso é muito importante? Por que saber sobre isso é, por assim dizer um divisor de águas em muitas vidas?

Como já mencionei anteriormente, o número dos cansados, derrotados e oprimidos são muitos; e o que é pior, todos arvorando a bandeira do cristianismo, entretanto, não se dando conta de que fazem parte de um Reino Inabalável.

Como já citado, trata-se de um trabalho maligno e diabólico para barrar o avanço e a manifestação do Reino de Deus (e por consequência, o progresso dos cristãos), já, aqui e agora na terra. Não estou falando de MERAMENTE prosperidade material, mas, espiritual, cujo reflexo também é material – se assim Deus desejar.

Convém salientar que o manifestar deste Reino não depende de Deus, mas, de Seus súditos. O que Ele precisava operar para a instituição (se assim podemos dizer) de Seu Reino, já o fez e nos municiou de tudo que precisamos para viver nele, desfrutar do Reino e avançar no Reino.

Entretanto, o inimigo sabe que muitos que já se encontram arrolados no Livro da Vida, não perderão sua salvação, todavia, se encontram anestesiados (engessados) o suficiente para não produzirem o fruto e o representarem com eficácia, e assim deixam de glorificar e exaltar o Único e Soberano Senhor.

Portanto, saber QUEM SOMOS em Cristo Jesus e a que Reino pertencemos, e que poder e autoridade JÁ estamos investidos (ou municiados), nos possibilita viver e desfrutar do Reino aqui e agora e no porvir a vida eterna.

“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça; para que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos dê” – (João 15:16). Observe:

Ele nos escolheu!

Ele nos designou para que possamos representá-Lo!

Ele conta que possamos frutificar e que nosso fruto permaneça!

Ele deseja que TODOS nossos pedidos, como autênticos representantes deste Reino, sejam atendidos pelo Pai!

E, porventura seria isso tudo no futuro? No porvir? Na eternidade?

Evidente que não, mas, aqui e agora, fazendo parte do Reino e sendo representante dele.

O desejo do Pai é que vivamos e não apenas sobrevivamos em nosso breve momento sobre a terra!

“Para trás de mim, Satanás; tu és uma ofensa a mim; porque não tens gosto das coisas que são de Deus, mas das que são dos homens” – Mateus 16:23.

…As coisas que são dos homens, certamente remetem para “coisas do presente século”, leia-se “carnalidade”, portanto, OFENSA a Deus. Coisas que são de Deus, diz respeito ao Seu Reino e a representatividade dele aqui e agora por Sua Igreja – Seus filhos e filhas.

Esta mensagem tem o objetivo de enfatizar que Jesus É O MESMO, ontem, hoje e eternamente. Que o Espírito Santo continua sendo o mesmo, assim como foi manifesto no Pentecostes e que ESTÁ conosco TODOS OS DIAS, portanto, a Igreja continua possuindo a capacidade de operar as mesmas maravilhas que se operava a dois mil anos atrás.

NOTA: Quero ENFATIZAR a Igreja – como um todo – cada membro, pois, com o passar dos anos isso foi embotado na vida de um sem-número dentro do cristianismo, de modo que é comum ouvir no meio evangélico que só os apóstolos foram investidos de poder e autoridade. MENTIRA DE SATANÁS. Toda pessoa que faz parte do Reino de Deus pode e já está revestida de poder e autoridade para representá-lo. Ocorre que muitos se encontram anos e anos a fio dentro das igrejas, se intitulam cristãos, mas, são apagados no espírito. Falam sobre o Reino, mas, não O conhecem e tampouco vivem como súditos desse Reino, portanto, no fundo não o representam.

Mas espera aí, (algum interrompe)! Você não exagerou dizendo que TODOS podem operar as maravilhas que se operavam no tempo da igreja primitiva?

Sim, SIM! Todos os lavados e redimidos pela Sangue do Cordeiro, e que, portanto, fazem parte desse Reino, se encontram devidamente credenciados, autorizados e municiados para operar tais maravilhas e Deus está “ansiosamente” esperando por isso.

Estou finalizando, mas, me responda: Você crê em Jesus Cristo e que Ele é o Filho de Deus e a segunda pessoa da santa Trindade?

Você crê; mas, crê mesmo?

Se sua resposta foi SIM, então, vamos ouvir o que o próprio Jesus disse a esse respeito a você:

“Na verdade, na verdade eu vos digo: Aquele que crê em Mim também fará as obras que eu faço, e fará maiores obras do que estas, porque eu vou para meu Pai” – (João 14:12).

Repetindo: Na verdade, na verdade eu – JESUS CRISTO vos digo: Aquele (AQUELE, ou TODO AQUELE ou TODA AQUELA) que crê em Mim (Aquele que crê – note que está num sentido perene o fato de crer – continuar crendo) também FARÁ AS OBRAS QUE EU – JESUS CRISTO faço, (E NÃO PARA POR AÍ, FARÁ MAIORES OBRAS DO QUE ESTAS – QUE EU, JESUS FAÇO, porque eu vou para meu Pai.

É, pois é, está na minha bíblia e tenho certeza de que se encontra na sua também essa VERDADE! Aliás, sempre esteve ali!

Meu irmão – minha irmã – Deus, em Cristo Jesus nos colocou no Reino do Seu Amor e nos concedeu um poder e uma autoridade que sobrepõe e suplanta em tudo o que o reino das trevas está fazendo e operando. Esta é a melhor hora e a melhor geração para que cada um se levante na autoridade delegada por Deus e glorifique ao Senhor através da operação de obras que Jesus fez e os apóstolos fizeram e a Igreja primitiva fez, através do Espírito Santo.

Esta é a minha hora e a sua hora para glorificarmos ao Senhor e assim dar “continuidade” aos Atos dos Apóstolos, ou, como alguns dizem, Atos do Espírito Santo através de vidas que se apresentam como vasos de honra. Aleluia!

Finalizando:

“Deus não nos deu o espírito de medo, mas de poder, e de amor, e de uma mente sã” – (2 Timóteo 1:7). Para que? Para, acima de tudo honrá-Lo representando o Seu Reino na presente geração!

Amém e amém!

Pr. Vilson F. Martins – outubro 2021
Bíblia utilizada: Bíblia King James 1611
Exerça seu cristianismo; replique as mensagens; mantenha os dados autorais.

Deus se importa

Uma palavra abençoadora para seu coração?

Extraído: A Viagem do Outro Cristão. Francis J.Roberts. Ed.A.D.Santos

COLABORE JÁ!

Nos apoie nesse trabalho evangelístico! (PIX)

WhatsApp

Receba mensagens diárias em seu WhatsApp.
Compartilhe via WhatsApp