NAMORAR É MUITO BOM!!!
Namorar é bom demais! Mas antes é preciso responder algumas perguntas…
1. POR QUE NAMORAR?
O que você pensa sobre o namoro? Você já fez essa pergunta a si mesmo? Ela pode ajudar muito a definir com que idade deve-se começar a namorar. Tudo depende da maneira como você vai encará-lo. Se for com seriedade e compromisso , pode-se dizer que o seu equilíbrio emocional está começando.
Iniciar um namoro com 12 ou 13 anos ,geralmente causa privações de estar com outros amigos ,jogar o esporte que gosta, porque o(a) namorado(a) pode ficar com ciúmes. Por que queimar etapas da sua vida antes da hora? Assumir a seriedade do namoro tão cedo? Adolescência é para se curtir os amigos, viver muitas aventuras. Será que você está preparado(a) para dedicar-se tanto a uma pessoa?
O namoro não é apenas um momento de emoção a dois. Ele é um período muito importante e deve ser levado a sério em nossas vidas. A sua base deve ser firmada num amor de verdade e não em uma paixão desenfreada. E isso leva tempo para se adquirir.
O namoro é o tempo das descobertas. Descobrir o máximo como é o outro: sua personalidade, temperamento, caráter, afinidades e hábitos. Além de oferecer também uma oportunidade para se desenvolver amizade e companheirismo.
Você entrou num namoro só por causa das carícias? Cuidado! Elas são muito atraentes e envolventes, mas costumam cegar nosso entendimento para outras áreas importantes. Numa dessas, você pensa que o(a) garoto(a) é um príncipe (ou princesa),de repente você está com o maior “sapo” nas mãos.
2. COM QUEM VOU NAMORAR?
COM QUEM VOU NAMORAR?
Você já pensou nas qualidades que espera encontrar na pessoa amada? Observe as dicas a seguir e decida somente após uma séria avaliação e oração.
Dicas para um bom namoro:
O que ele (a) pensa sobre Deus e da família?
Ele (a) dá testemunho de uma vida comprometida com Deus?
Ele (a) é bondoso(a)? Educado(a)?
Como ele(a) reage às suas fraquezas e defeitos?
Como reage aos problemas que a vida traz?
Como ele(a) reage aos inconvenientes relacionado a ambos – É companheiro(a)? É amigo(a)?
É briguento(a); murmurador(a); ranzinza; ciumento(a)?
Ele(a) é sensível? Demonstra consideração; ternura; afetividade?
Como ele(a) lida com dinheiro?
Como ele(a) trata seus proóprios pais? Ele(a) os trata em honra?
Como ele(a) estuda? Trabalha? Já estabeleceu alvos para o futuro?
Ele(a) é solteiro(a)? Viuvo(a)? Separado(a)?
Caso houve relacionamentos passados é aconselhável orar, orar e orar antes de entrar num relacionamento assim, pois certamente haverá tribulação sobre tribulação e em algunas casos pecado sobre pecado.
Sem dúvida, é difícil encontrar todas essas qualidades numa só pessoa. Veja se a pessoa corresponde às expectativas que você considera essenciais para um relacionamento “…até que a MORTE os separe…”. Coloque seus anseios quanto a ele(a) em oração e espere em Deus. Lembre-se que Ele pode responder sim, não ou espere.
O coração humano sempre tem dificuldade em ESPERAR. Deus por toda a Bíblia, nos orienta a esperar por Ele, como em Salmo 46.10- “Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus.” Quando ao invés de aquietar, nós nos inquietamos e começamos a agir por conta própria, acumulamos frustrações e problemas. Ás vezes, problemas sobre problemas…
Ao procurarmos o querer do Senhor para nossas vidas, descobrimos a grande verdade descrita em Romanos 12.2 -“A vontade de Deus é boa perfeita e agradável”. Ele sempre quer o melhor para nós.
Você encontrou a pessoa certa? Já sente-se com maturidade suficiente para encarar o amor e suas responsabilidades? Orou ao Senhor, e obteve uma resposta afirmativa, até de seus pais? Vá em frente, invista nesse namoro. Valerá a pena! Caso contrário, vá curtir sua santa juventude, seus amigos e irmãos em Cristo, e cada etapa desta emocionante fase da vida , pois ainda não é o seu tempo para namorar.
Quanto estiver certo da escolha, atente para os seguintes fatos:
Não pode haver qualquer duvida em relação ao escolhido (a); se houver duvida deve ser buscado em Deus melhor. Relacionamento só será de Deus se não houver qualquer sombra de duvida no coração.
Quanto aos defeitos… todos temos, não é? Então a pergunta que devemos fazer para nós mesmos: POSSO EU CONVIVER COM DOS DEFEITOS DELE (a)? Se a resposta for: posso SIM conviver, embora gostaria que ele (a) não os tivesse. Então está pronto para se casar.
Se a resposta for: NÃO consigo conviver com esses defeitos, mas depois do casamento eu mudo ele (a). CAIA fora porque Deus pode sim mudar, mas muda se assim for a vontade e plano de DEUS e igualmente houver concordância dele ou dela.
Namorar é muito bom! Mas, namorar dentro da vontade de Deus é fundamental!!!
por Vilson Ferro Martins