Escalando Árvore!

DEZ MANEIRAS DE CHAMAR A ATENÇÃO DO MESTRE – Baseado no Livro de Lucas.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” – Mateus 11:28.
A pluralidade na forma como pessoas de faixa etária e nacionalidades diferentes, de ambos os sexos chamaram a atenção de Jesus nos leva crer que podemos encontrar um ensino implícito de que cada um pode e deve procurar a sua maneira chamar a atenção do Mestre em busca de socorro sempre presente, pois, qualquer que vai a Ele de maneira nenhuma será lançado fora. Há um convite: Vinde a Mim!

9)    ESCALANDO UMA ÁRVORE (19:1-10)

“E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura. E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali” – Lucas 19:2-4.

Já comentamos oito situações onde pessoas pobres, ricas, importantes, simples, chamaram de alguma forma a atenção de Jesus de Nazaré, entretanto, este homem chamado Zaqueu radicalizou. A Bíblia diz que ele era importante, chefe dos publicanos e rico. Que credenciais estas, não?

Lucas cita seu nome – Zaqueu – então, realmente era alguém muito importante!

Ele era chefe dos publicanos. Os publicanos eram os coletores de impostos privados para esse propósito, e não por agentes governamentais oficiais. Naturalmente, tais indivíduos tiravam proveito da situação a fim de obter ganhos desonestos. Logo, se tratava de um cidadão rico!

Entretanto, mesmo possuindo tais credenciais, o senhor Zaqueu procurava ver Jesus, todavia, sua baixa estatura o impedia de vencer a multidão. Então, com um raciocínio rápido, próprio de pessoas que trabalha com a matemática ele olhou para Jesus, observou Seus passos, Sua direção; olhou para a figueira e correu para lá, pois, mesmo com a pequena estatura ele sabia que conseguiria escalar aquela árvore de lá ver o famoso Jesus. Os cálculos dele estavam corretos, portanto, valou-lhe o esforço de ignorar ainda que momentaneamente sua posição social e subir naquela árvore. Aquilo chama a atenção do Mestre, pois, quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. (v.5).

Perceberam que no versículo 2 Zaqueu deseja ver Jesus, portanto, não O conhecia, entretanto, no versículo 5 Jesus o chama pelo nome?

Por mais que Zaqueu desejasse ver a Jesus, Jesus desejava vê-lo e não somente isso, mas, pousar em sua casa.

Se continuarmos lendo Lucas 19 observaremos que Jesus foi para a casa de Zaqueu, foi bem recebido com alegria e mudou a história daquele homem de pequena estatura. Ele era de pequena estatura fisicamente, entretanto, se tornou um gigante na fé. A primeira evidência que se constata é que imediatamente é destronado o demônio da avareza da vida daquele homem.

Ele mesmo, com sua própria boca disse: “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. (v.8).

Como é lamentável observar tantos que não estão dispostos nem subir um degrau para ver Jesus, quer dirá uma “árvore”. A ostentação tem impedido outros de verem a Jesus. Outros nem sequer vão mais ao templo para se reunir com irmãos de fé. Ainda há os avarentos. Os tais nem se dão conta que estão praticando a idolatria, conforme diz a Palavra em Colossenses 3:5.

Quando a SALVAÇÃO verdadeira entrou naquela casa, esse homem foi imediatamente liberto. Ele não deixou de ser importante. Não deixou de ser rico! Aliás, muito mais rico que antes, mesmo dando metade de seus bens aos pobres e restituindo quadruplicadamente a quem, porventura, havia defraudado.

Esta é a SALVAÇÃO que Jesus promove. Muda os homens de dentro para fora e não apenas um “verniz gospel” por fora, enquanto por dentro a avareza, a ostentação, a soberba, a arrogância e outros males continuam ativos.

Este homem, Zaqueu realmente chamou muito a atenção de Jesus. Ele e sua casa foram salvo e um dia, também poderemos encontrá-lo na glória!

Por Vilson Ferro Martins

Deus se importa

Uma palavra abençoadora para seu coração?

Extraído: A Viagem do Outro Cristão. Francis J.Roberts. Ed.A.D.Santos

COLABORE JÁ!

Nos apoie nesse trabalho evangelístico! (PIX)

WhatsApp

Receba mensagens diárias em seu WhatsApp.
Compartilhe via WhatsApp