Ungüento!

DEZ MANEIRAS DE CHAMAR A ATENÇÃO DO MESTRE – Baseado no Livro de Lucas.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” – Mateus 11:28.
A pluralidade na forma como pessoas de faixa etária e nacionalidades diferentes, de ambos os sexos chamaram a atenção de Jesus nos leva crer que podemos encontrar um ensino implícito de que cada um pode e deve procurar a sua maneira chamar a atenção do Mestre em busca de socorro sempre presente, pois, qualquer que vai a Ele de maneira nenhuma será lançado fora. Há um convite: Vinde a Mim!

4)    UNGUENTO

“E eis que uma mulher da cidade, uma pecadora, sabendo que ele estava à mesa em casa do fariseu, levou um vaso de alabastro com unguento” – Lucas 7:36-50.

…Um fariseu, possivelmente abastado, convida Jesus para uma refeição em sua casa, mas uma mulher – uma pecadora – é quem “rouba” a cena. Convém aqui lembrar o que Jesus disse: “Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos” – Lucas 5:31.

Ela, sabedora de que Jesus estava a mesa em casa do fariseu, levou consigo um vaso de alabastro com unguento. (Alabastro = uma espécie de mármore, usado para manufaturar vasos e jarras de unguento. Unguento = Mirra ou Nardo misturado a uma base oleosa de Azeite de Oliva).

E foi com essa atitude ousada que ela chamou a atenção do Mestre. A Bíblia descreve que ela estando por detrás, prostrada aos Seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e enxugáva-lhos com os cabelos de sua cabeça e beijava-Lhe os pés, e ungia-lhos com unguento. É possível imaginar como a cena impactou a todos naquele recinto e como aquela mulher se despojou de TUDO para protagoniza-la.

Pela leitura que podemos fazer certamente se tratava de uma mulher muito vaidosa, em face do perfume que carregava e da maneira como a Bíblia relata que eram seus cabelos, mas que relega toda vaidade, se humilhando a fim de ser atendida pelo Mestre. Ela não se importa em chorar mesmo que (talvez) borrasse sua maquiagem. Tampouco se importou de usar o seu cabelo como toalha para enxugar os pés do Senhor. Também não se importou de derramar todo aquele caríssimo unguento nos pés do homem da Galiléia. Você faria isso para chamar a atenção do Mestre?

Tudo isso fala de desprendimento dos valores secundários. Fala da troca de valores passageiros por valores eternos.

Bem, o fariseu imediatamente ao contemplar toda a cena desaprova Jesus, pois, pensava ele: Se este (Jesus) fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora. (Pecadora neste contexto sugere que tratava-se de uma prostituta).

A verdade é que Jesus volta-se para a mulher e lhe diz: “Os teus pecados te são perdoados, a tua fé te salvou; vai-te em paz” – (Lucas 7:50).
A vaidade é uma das principais causas de impedimentos do porque muitos não alcançam a atenção de Jesus.

Essa mulher vaidosa entrou em casa alheia, chamou a atenção de todos, mas principalmente da Pessoa que podia resolver seus problemas emocionais, físicos e espirituais. Deu certo! Ela entrou como uma proscrita pecadora, mas saiu daquela casa salva e em paz, sem se importar com os demais que se encontravam por perto, o que eles pensavam, o que achavam, o que sentiam.
Ela voltou perdoada seja lá de quantos pecados pesavam sobre ela… Voltou salva por sua fé… e voltou em paz… a paz que somente Jesus pode dar.

Por Vilson Ferro Martins

Deus se importa

Uma palavra abençoadora para seu coração?

Extraído: A Viagem do Outro Cristão. Francis J.Roberts. Ed.A.D.Santos

COLABORE JÁ!

Nos apoie nesse trabalho evangelístico! (PIX)

WhatsApp

Receba mensagens diárias em seu WhatsApp.
Compartilhe via WhatsApp