GINCANAS

SUGESTÕES PARA GINCANAS
Inserido em 05/06/2012

AMAR O PRÓXIMO

Duração:
30 min.
Material: papel, lapis.

Divida a turma em grupos ou times opostos.
Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.
Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.

Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:
Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?
E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?
Como isso se parece ou difere do mandamento de Jesus? “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.
Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?

Encerre com uma oração.
Se houver tempo, cumpram as tarefas sugeridas, não numa forma competitiva, mas todos os grupos se ajudando.

ARRECADAÇÃO

Veja em sua comunidade ou cidade que tipo de material pode ser doado para orfanatos, ancionatos ou escolas. Faça uma lista com o tipo de material a ser arrecadado pelos grupos (ex.: papel e latas para reciclagem; livros e roupas; alimentos não perecíveis; brinquedos, remédios).

Distribua entre os grupos as listas, para que saibam o que serve e o que não serve para esta tarefa. Você pode distribuir esta lista uns dias antes da data da gincana para que os participantes possam arrecadar o material. No dia do encontro, cada grupo deve ter uma caixa ou sala para juntar o seu material. Os pontos podem ser dados por peso ou quantidade.

Marque uma outra data, consiga um carro, e junto com os grupos leve o material a instituição escolhida para receber a doação.

Não esqueça de combinar os detalhes com a direção da instituição que irá receber a doação: se há espaço para as apresentações (palavra)?

As pessoas atendidas pela instituição estarão lá no dia marcado para ver a apresentação?
Que tal se ainda fazemos um lanchinho de integração? etc..

CAÇA OBJETOS

Material: Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos.

Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)
Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.

Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado.

Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.

Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.

CARTA À MISSIONÁRIOS

Faça um levantamento de missionários de sua comunidade ou igreja, que estão no exterior.

Determine um tempo e dê pontos para cada carta escrita pelo grupo (assim o grupo que escrever mais cartas, ganha mais pontos).

Determine um conteúdo mínimo para a carta, como notícias da comunidade, orações em favor da missão, etc… e verifique se as cartas estão coerentes antes de dar os pontos.

Envelope e enderece corretamente. Vá com o grupo ao correio para despachar (pode ser num outro dia, desde que seja logo a seguir a gincana, para que eles não esqueçam que escreveram).

Compartilhe com todos os grupos as respostas que os missionários enviarem, ou coloque-as num mural onde todos possam ver.

ENTREVISTA

Determine quantos pontos esta tarefa irá valer.

Dê um tempo para cada grupo preparar 5 perguntas para a sua entrevista (ou traga pronta uma entrevista igual para todos os grupos).

Sorteie entre os grupos os nomes de quem deverão entrevistar, ou o departamento, por exemplo, entrevistar alguém do grupo de jovens, algum orientador da Escola Dominical, alguém do grupo de mulheres, etc.. Para que o grupo não precise fazer a entrevista por telefone ou ir a casa dos membros, marque esta tarefa para um almoço ou festa na comunidade ou como a primeira tarefa a ser realizada logo após o culto, ao início da gincana.


MARATONA BÍBLICA SOBRE O LIVRO DE ESTER

Elaborei este roteiro e perguntas para a realização de uma maratona entre os jovens. As perguntas estão divididas em três grupos, de acordo com o nível de dificuldade. Bom proveito!

Perguntas do nível A
1 – (A) Qual é o nome do rei citado no livro de Ester ? Assuero (1.1)
3 – (A) Sobre quantas províncias Assuero reinava? 127 (1.1)
4 – (A) Qual era o nome da cidade (fortaleza ou cidadela) em que ficava o trono de Assuero? Susã (1.2)
5 – (A) Em qual ano do reinado de Assuero foi realizada a grande festa ou banquete do capítulo 1? terceiro ano (1.3)
6 – (A) A quem foi dirigido o primeiro convite de Assuero? Aos príncipes, servos, nobres e senhores das províncias. (1.3)
7 – (A) O que Assuero mostrou aos governantes e servos? Suas riquezas e a glória do reino. (1.4).
9 – (A) A quem foi dirigido o segundo convite do rei? Ao povo de Susã (1.5)
10 – (A) Quanto tempo durou o banquete para o povo? 7 dias (1.5)
11 – (A) Em que lugar do palácio foi realizado o banquete? No pátio do jardim (1.5)
13 – (A) Qual era a bebida servida no banquete? vinho (1.7)
14 – (A) Enquanto o rei dava seu banquete, outra festa acontecia. Qual? A festa da rainha (1.9)
15 – (A) Quantos eunucos serviam diante do rei? 7 (1.10)
17 – (A) Em qual dia do banquete o rei mandou chamar a rainha? sétimo (1.10)
18 – (A) Qual era o nome da rainha no capítulo 1? Vasti (1.9)
19 – (A) Qual foi a atitude da rainha Vasti diante da ordem do rei de comparecer diante dele? Recusou-se a atender. (1.12)
20 – (A) A quem o rei pediu conselhos sobre o que fazer da rainha? Aos sábios, ou príncipes (1.13-14).
22 – (A) Na opinião dos sábios, qual seria a conseqüência do exemplo de Vasti? Todas as mulheres desprezariam seus maridos. (1.17).
23 – (A) Qual foi a punição para Vasti? A perda da posição de rainha. (1.19).
24 – (A) Qual foi o objetivo da convocação das moças no capítulo 2? A escolha de uma nova rainha. (2.4)
26 – (A) Qual era o nome do primo de Ester ? Mordecai (ou Mardoqueu) (2.5)
27 – (A) Em que cidade Mardoqueu morava ? Susã (2.5)
35 – (A) Qual foi o segredo guardado por Ester quando se apresentou a Hegai? Não declarou seu povo e sua parentela. (2.10)
36 – (A) Por quanto tempo as moças deveriam se preparar antes de se apresentarem ao rei? 12 meses (2.12)
37 – (A) Qual era o óleo usado pelas mulheres em sua purificação ou embelezamento? Óleo de mirra (2.12)
42 – (A) Onde Mardoqueu se assentava quando se aproximava do palácio? porta (2.21)
44 – (A) Quem denunciou o plano de matar o rei? Mardoqueu (2.22)
45 – (A) Qual foi a punição para os que queriam matar o rei? Foram enforcados (2.23)
47 – (A) Quem foi colocado pelo rei acima de todos os príncipes? Hamã (3.1)
49 – (A) Quem se recusava a se prostrar diante de Hamã? Mardoqueu (3.2)
50 – (A) A quem Hamã queria destruir? A todos os judeus que havia no reino de Assuero. (3.6)
51 – (A) O que significa Pur? sorte (3.7)
55 – (A) O que Ester mandou para Mardoqueu quando soube de sua situação? Roupas. (4.4)
57 – (A) Qual foi a ordem que Mardoqueu deu a Ester? (ou pedido) Que ela intercedesse diante do rei a favor dos judeus.
58 – (A) Por quanto tempo os judeus de Susã jejuaram por Ester? Três dias. (4.16)
59 – (A) Qual foi a reação do rei quando Ester entrou em sua presença? Apontou para ela o cetro. (5.2)
60 – (A) Quantos banquetes Ester realizou? Dois (5.4 e 7.2)
62 – (A) Qual foi o conselho dado a Hamã por sua esposa? Que se fizesse uma forca para Mardoqueu. (5.14).
67 – (A) Quem denunciou Hamã diante do rei? Ester (7.6)
68 – (A) Qual foi o castigo imposto sobre Hamã? Morrer na forca que havia preparado para Mardoqueu. (7.10)
74 – (A) Quantos eram os filhos de Hamã? 10 (9.7-9)
83 – (A) Quantos capítulos tem o livro de Ester? 10 (ou 16 na Bíblia católica).

Perguntas do nível B
2 – (B) Quais eram os limites do reino de Assuero? Da Índia até a Etiópia. (1.1)
8 – (B) Por quanto tempo os governantes permaneceram com Assuero? 187 dias (1.4-5,11)
12 – (B) De que cor eram os tecidos ou tapetes do rei ? (citar uma cor) branco ou verde ou azul. (1.6)
25 – (B) Qual era o nome do eunuco responsável pelas mulheres? Hegai (2.3)
31 – (B) De qual tribo de Israel era Mardoqueu? Benjamim (2.5)
34 – (B) Qual era o outro nome de Ester? Hadassa (2.7)
38 – (B) Qual era o nome do guarda das concubinas? Saasgaz (2.14)
41 – (B) Quem foram os convidados para a festa ou banquete de coroamento de Ester? Príncipes e servos. (2.18)
46 – (B) Onde foi registrada a história da denúncia e do enforcamento? Nas crônicas do rei. (2.23)
48 – (B) Quem se prostrava diante de Hamã? Os servos (3.2)
52 – (B) De quanto seria o pagamento pela morte dos judeus? 10 mil talentos de prata. (3.9)
53 – (B) Em que dia os judeus deveriam ser mortos? Dia 13 do décimo segundo mês (Adar). (3.13)
54 – (B) Qual foi a reação de Mardoqueu ao saber da ordem para matar os judeus? Rasgou suas vestes, vestiu-se de um saco com cinzas e saiu clamando pela cidade. (4.1)
56 – (B) Qual era o nome do eunuco enviado até Mardoqueu para saber o motivo de sua tristeza? Hataque (ou Hatá) (4.5)
61 – (B) Qual era o nome da mulher de Hamã? Zerés (5.10)
63 – (B) Qual era a altura da forca construída para Mardoqueu? 50 côvados. (5.14)
64 – (B) Como foi a homenagem feita a Mardoqueu? Ele usou o vestido real, a coroa, o cavalo do rei, e um príncipe foi gritando diante dele : “Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada.” (6.8-9)
65 – (B) Qual foi o pedido que Ester fez ao rei no primeiro banquete por ela oferecido? Que o rei e Hamã viessem ao banquete do dia seguinte. (5.8)
66 – (B) Qual foi o pedido que Ester fez ao rei no segundo banquete por ela oferecido? Sua vida e a vida de seu povo. (7.3)
69 – (B) Para quê era usado o anel do rei? Para selar ou marcar suas cartas (ou decretos). (8.10).
72 – (B) O que foi concedido pelo rei aos judeus? O direito de se defenderem dos seus inimigos. (8.11)
77 – (B) O que passou a ser feito todos os anos nos dias 14 e 15 do mês de Adar? Festa de Purim. Dias de alegria, banquetes, dia de darem presentes uns aos outros e dádivas aos pobres.
78 – (B) De onde vem o nome da festa de Purim? De Pur, que significa sorte. (9.26)
79 – (B) O que significa a palavra tributo? Imposto ou pagamento devido ao governante (10.1)
84 – (B) Quantas vezes a palavra Deus é citada no livro de Ester? Nenhuma.

Perguntas do nível C
16 – (C) Quais eram os nomes dos eunucos que serviam diante do rei? Meumã, Bizta, Harbona, Bigtá, Abagta, Zetar, Carcas. (1.10)
21 – (C) Quais eram os nomes dos príncipes que aconselhavam ao rei? Carsena, Memucã, Setar, Admata, Tarsis, Meres, Marsena. (1.14).
28 – (C) Qual era o nome do pai de Mardoqueu? Jair (2.5)
29 – (C) Qual era o nome do avô de Mardoqueu? Simei (2.5)
30 – (C) Qual era o nome do bisavô de Mardoqueu? Cis (ou Quis) (2.5)
32 – (C) Qual rei levou Mardoqueu cativo? Nabucodonozor (2.6)
33 – (C) Quem era o rei de Judá quando Mardoqueu foi levado cativo? Jeconias (2.6)
39 – (C) Qual era o nome do pai de Ester? Abiail (2.15)
40 – (C) Em qual mês do ano Ester se apresentou ao rei? décimo mês (Tebete) (2.16)
43 – (C) Quais eram os nomes dos guardas da porta do palácio? Bigtã e Teres (2.21)
70 – (C) O maior versículo da Bíblia está no livro de Ester. Qual é ele? Ester 8.9
71 – (C) O que é um ginete? cavalo (8.10)
73 – (C) O que é um sátrapa? Governador ou homem poderoso ou protetor do império (9.3)
75 – (C) Quais eram os nomes dos filhos de Hamã? Parsandata, Dalfom, Aspata, Porata, Adalia, Aridata, Parmasta (ou Farmasta), Arisai, Aridai , Vaizata (ou Vaisata). (9.7-9).
76 – (C) Qual era o nome do pai de Hamã? Hamedata (9.10)
80 – (C) O que significa o nome Ester ? Estrela
81 – (C) O que significa o nome Hadassa? Murta (pequeno arbusto da região mediterrânea).
82 – (C) Qual é o outro nome do rei Assuero? Xerxes.
85 – (C) Quando reinou Assuero? Entre 480 e 465 a. C.
86 – (C) Em qual classificação se enquadra o livro de Ester ? Histórico.
87 – (C) O nome Ester pertence a qual idioma? Hebraico.
88 – (C) O nome Hadassa pertence a qual idioma? Persa
89 – (C) Qual é o significado nome da esposa de Hamã? Ouro
90 – (C) Qual é o significado nome Vasti? A mais excelente.
91 – (C) O que é uma província? Divisão regional ou administrativa de um reino. (Uma região pertencente a um reino ou a um país). (1.16)
92 – (C) O que é um comissário? Representante do rei, ou do governo. (2.3)
93 – (C) O que é um edito ? decreto real ou lei. (1.19)
94 – (C) O que é uma cavalariça ou coudelaria? Estrebaria, lugar onde se guardam os cavalos. (8.10)

Classificação das perguntas:
41 perguntas do nível A (mais fáceis) (valor : 1 ponto cada)
25 perguntas do nível B (mais difíceis) (valor : 2 pontos cada)
30 perguntas do nível C (quase impossíveis) (valor : 3 pontos cada)

Obs. : No caso das perguntas de nível B e C, as respostas parciais poderão ser consideradas, dando-se um valor menor que o total.

Roteiro da maratona.

1) Os participantes vão à frente do auditório.
2) Todos recebem o material: papel e caneta.

Ciclo do nível A
3) Realiza-se a leitura de uma pergunta do nível A.
4) Os que souberem a resposta levantam a mão, mas não respondem.
5) Se ninguém souber a resposta, passa-se para a próxima pergunta.
6) Se apenas um participante souber a resposta, responderá em voz alta.
7) Se mais de um souberem a resposta, escreverão no papel (número da pergunta, nome, resposta).
8) O papel é passado para o contador dos pontos.
9) Depois de passados todos os papéis, os participantes vão respondendo em voz alta até que alguém acerte.
10) O dirigente diz se a resposta está certa ou errada.
11) Se ninguém acertar, o dirigente lê a resposta certa.
12) O contador dos pontos, faz o lançamento dos pontos com base na resposta escrita.
13) Repete-se o ciclo de 3 a 12, até que terminem as perguntas do nível A.
14) Terminadas as perguntas do nível A, somam-se os pontos dos participantes.
15) Classificam-se para o próximo nível os que obtiveram 50% ou mais dos pontos do nível A (20 pontos ou mais).
16) Os pontos do nível A continuam valendo para se acumularem com os pontos do nível B.

Opção: se ninguém se classificar nessa fase, a maratona pode ser interrompida e marcada outra data para nova realização. (Significa que o nível de conhecimento está muito baixo).

Obs.: A maratona poderá terminar nesse ponto, se o número de classificados for menor que 4 (já que serão premiados até três). Se o número de classificados for menor que três, o número deve ser completado com os que estiverem melhor posicionados, mesmo abaixo dos 50%. Se, nesse caso, houver empate entre os reclassificados, não se fará a premiação nesse momento e será realizado o nível B.

Opções para o nível B
a) Se o número de classificados for até 6, cada um responderá a 4 perguntas, que deverão ser tiradas pelo próprio participante de dentro de um saco plástico onde estarão dobradas todas as perguntas do nível B. As perguntas de um candidato não serão passadas para os demais. Serão somados os pontos e feita a premiação dos três primeiros colocados.
b) Se o número de candidatos for superior a 6, o nível B terá os mesmos procedimentos do nível A. Ao final das perguntas, serão somados os pontos e feita a premiação dos três primeiros colocados.

Se, após a soma dos pontos, houver empate no primeiro, segundo ou terceiro lugar, serão então utilizadas as perguntas do nível C, da seguinte maneira:

Ciclo do nível C
1) Realiza-se a leitura da pergunta do nível C.
2) Os que souberem a resposta levantam a mão, mas não respondem.
3) Se ninguém souber a resposta, passa-se para outra pergunta.
4) Se apenas um participante souber a resposta, responderá em voz alta.
5) O dirigente diz se a resposta está correta.
6) Se a resposta estiver correta, estará feito o desempate.
7) Se mais de um souberem a resposta, escrevem no papel (número da pergunta, nome, resposta).
8) O papel é passado para o contador dos pontos.
9) Depois de passados todos os papéis, os participantes vão respondendo em voz alta até que alguém acerte.
10) O dirigente diz se a resposta está certa ou errada.
11) Se ninguém acertar, o dirigente lê a resposta certa.
12) O contador dos pontos, faz o lançamento dos pontos com base na resposta escrita.
13) Se apenas uma pessoa acertou a resposta escrita, estará feito o desempate.
14) Repete-se o ciclo 1 a 13, apenas se ainda persistir o empate no primeiro, segundo ou terceiro lugar.

Créditos: Anísio R. de Andrade

TRAGA UM

Uma forma de fazer várias tarefas divertidas é pedir que as crianças tragam objetos e pessoas com determinadas características.

O grupo que chegar primeiro ganha os pontos que você determinar.

Você ainda pode usar Tempo Máximo – ou seja, todos os grupos que chegarem até o tempo que você marcou, com o objeto pedido, ganham pontos. Os grupos que não trouxerem o objeto não ganham pontos.
Para as categorias de “o menor”, “o mais alto” etc.. você deve dar um prazo para que os grupos retornem; depois que todos estiverem juntos, é feita a comparação e apenas o grupo com “o menor” ganha os pontos.

Sugestões de objetos e pessoas que você pode pedir. Use a criatividade e os recursos locais para incrementar as tarefas:
1.    uma pessoa que esteja vestida com uma blusa que tenha um furo debaixo do braço.
2.    uma pessoa que saiba falar uma frase em língua estrangeira.
3.    a pessoa mais alta
4.    uma pessoa negra, índia, de ascendência oriental, etc..
5.    uma pessoa de sapato azul, vermelho, roxo, etc..
6.    uma pessoa de chapéu
7.    o objeto mais estranho que encontrar no local onde está sendo realizada a gincana.
8.    a menor Bíblia que puder encontrar. (pedra, folha, flor, etc…) Também funciona para “o maior”, mas cuidado para não pedir pedras e coisas pesadas ou perigosas nesta categoria.
9.    um inseto (formiga, mosquito)
10.    qualquer objeto de cor vermelha, verde, azul, etc.

Mais algumas sugestões:
11.    Criar e apresentar o “grito de guerra” da equipe
12.    Uma pessoa (da equipe ou não) com o cabelo mais comprido.
13.    Uma pessoa (da equipe ou não) com o maior pé.
14.    A pessoa (da equipe ou não) mais velha.
15.    O jornal mais antigo. (Mostrar data).
16.    A moeda mais antiga.
17.    O maior pão
18.    Etc.

Fonte: Internet

Deus se importa

Uma palavra abençoadora para seu coração?

Extraído: A Viagem do Outro Cristão. Francis J.Roberts. Ed.A.D.Santos

COLABORE JÁ!

Nos apoie nesse trabalho evangelístico! (PIX)

WhatsApp

Receba mensagens diárias em seu WhatsApp.
Compartilhe via WhatsApp