“Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” – II Coríntios 5:10.
por Vilson Ferro Martins
Quem estuda a Bíblia muitas vezes se depara com situações de difícil interpretação, como é o caso dos interessados por escatologia (estudo das últimas coisas) que ora lêem “Dia do Senhor” e outra “Dia de Cristo” e outros termos relacionados…
Estaremos na medida do possível mostrando as diferenças entre um e outro. Devo salientar que isso é apenas uma pincelada sobre o assunto, portanto, quem se interessar poderá se aprofundar mais consultando material a respeito.
Para que fique já de forma bem clara em nossas mentes, devemos atentar que:
DIA DO SENHOR = Povo ímpio = Dia de vingança! Inevitável Tribulação.
DIA DE CRISTO = Povo santo = Dia de glória! Inevitável Tribunal de Cristo.
DIA DO SENHOR:
Falar em “Dia do Senhor” é inevitavelmente falar sobre a Tribulação que consistirá em dois períodos cada um de – três anos e meio cada:
O primeiro é chamado simplesmente de TRIBULAÇÃO.
O segundo, que será infinitamente pior, de GRANDE TRIBULAÇÃO.
Este período da TRIBULAÇÃO é conhecido na Palavra por diversos outros nomes. No Antigo Testamento ele recebe os nomes de:
– O dia do Senhor! Jeremias 46:10 – Joel 1:15 – 2:1,11,31- Amós 5:20 – Obadias 5.
– O tempo da angústia de Jacó! Jeremias 30:7.
– O dia de trevas! Joel 2:2 – Amós 5:18 – Sofonias 1:15.
– O dia da vingança de nosso Deus! Jeremias 46:10
– Aquele dia! Jeremias 30:7 – Sofonias 1:15.
– O grande dia! Sofonias 1:14 – Malaquias 4:5.
Ainda o Novo Testamento se refere a ele como:
– Dia da ira! Romanos 2:5.
– Tua ira ou Ira de Deus ou Ira do Cordeiro! Apocalipse 6:16 – Romanos 1:18.
– Simplesmente IRA! – Romanos 5:9 – I Tessalonicenses 5:9.
– Ira vindoura ou futura! I Tessalonicenses 1:10 – Lucas 3:7.
DIA DE CRISTO:
O “Dia de Cristo” está totalmente relacionado à recompensa e à benção dos santos na sua vinda. Enquanto o “Dia do Senhor” está ligado a JULGAMENTO para os ímpios, o “Dia de Cristo” está ligado a RECOMPENSA para os santos, segundo diz Dr. Scofield.
Como dissemos acima, o “Dia do Senhor” está ligado a TRIBULAÇÃO e coisas concernentes a ela, enquanto que o “Dia de Cristo” está ligado com o TRIBUNAL DE CRISTO.
Consultando II Coríntios 5:10, fica claro que um dia “todos” (os cristãos evidentemente) teremos que dar contas daquilo que fizemos aqui. Eis a responsabilidade da mordomia cristã; pois Deus nos dá, mas depois pedirá contas !
O maior medo das pessoas é: Será que mesmo eu sendo cristão e sendo arrebatado, vou ter que prestar contas dos meus atos e Deus ainda julgará se devo ou não entrar no céu ?
Calma! Tribunal de Cristo NADA tem a ver com a decisão de entrar ou não no reino celestial. Uma vez que morremos com Cristo ou formos arrebatados, já está selada nossa salvação, portanto, Tribunal de Cristo é apenas para Deus “provar” as obras de cada um e distribuir os galardões.(Leia I Coríntios 3:12-15).
E como podemos afirmar que não se trata de um tribunal para “condenação”? Analisando o texto no original.
No Novo Testamento, só existem duas palavras gregas traduzidas por “tribunal”:
– Kriterion – Usada em Tiago 2:6 – I Coríntios 6:2,4 e significa: Instrumento ou meio de por à prova ou julgar qualquer coisa, portanto, aqui há possibilidade de julgamento condenatório.
– Bema – Empregada em II Coríntios 5:10. Segundo Sale-Harrison “nos jogos gregos de Atenas, a velha arena tinha uma plataforma elevada na qual se assentava o presidente ou juiz da arena. De lá ele recompensava todos os competidores; e lá ele recompensava todos os vencedores. Era chamado “bema” ou “assento de recompensa”. NUNCA foi usado em referência a um assento judicial.
Portanto, a palavra usada por Paulo para descrever o Tribunal de Cristo é BEMA, que passa a idéia de dignidade, autoridade, honra e recompensa e NÃO a idéia de justiça e julgamento.
Oh! Glória! Deus é fiel – Louvado seja!
Os interessados poderão pesquisar (não é me escrever pedindo – risos) mais sobre – Ocasião do tribunal – Local do Tribunal – O Juiz do Tribunal – A base da avaliação – O resultado do tribunal – Perda ou recebimento de galardão.
BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Abraão de Almeida – Manual de Profecia Bíblica.
ANDRADE, Claudionor Corrêa de – Dicionário Teológico.
CHAFER, L. Sperry – Teologia Sistemática.
CHAMPLIM, R. Normam – Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia e O Antigo Testamento Interpretado.
PENTECOST, J. Dwight – Manual de Escatologia.
BOYER, O. S – Pequena Enciclopédia Bíblica.