MÓDULO 14
XIV. CONCLUSÃO
A. “O Meio É A Mensagem”
B. Considere a Abordagem
Concluindo TUDO o que vemos até aqui!
“O Meio é a Mensagem”
Esta frase foi dita por Joseph Mussulman, um músico que escreveu um livro intitulado “Os Usos da Música”. Ele apoiou isso por muitas fontes que afirma que “o meio é a mensagem”.
A posição de muitos evangélicos é que música é AMORAL, a LETRA é que determina se a música é boa ou não.
Dizem eles: “Um DÓ maior é um DÓ maior não importa pra que”. Não é bem assim. Um DÓ maior sozinho é apenas uma ferramenta, só um bloco. Como se constrói com outras ferramentas é que faz a comunicação.
E JÁ vimos, através desse material que esse estudo tem revelado as conclusões profissionais de:
– Médicos
– Sociólogos
– Psiquiatras
– Musicoterapeutas
– Comentaristas Sociais
– Músicos
…que fortemente indicam o CONTRÁRIO!
Ora, sejamos honestos: Qual crente em sâ consciência iria tentar se contrapor a tanto estudos, experiências, apontamentos pelas mentes mais entendidas no assunto?
Se o MUNDO FALA ISSO, o crente JAMAIS deveria tentar provar o contrário do que o próprio mundo fala sobre, dizendo que é carnal, sensual, rebelde, prejudicial.
Se eles estudaram e comprovaram isso, não devemos usar. Simples assim!
Se o Meio é a Mensagem, segue-se a pergunta: Qual é o “meio” mais usado na música cristã contemporânea?
A grande maioria é MÚSICA ROCK
Este escritor, Steve Lawhead – evangélico que apoia o uso de música rock disse:
“Música Rock é um proponente ativo de duas das filosofias mais cruéis e prejudiciais deste séculos: humanismo secular e niilismo. Resumidamente, humanismo secular é aquela linha de pensamento que afirma a dignidade e o valor da humanidade e sua capacidade de auto-realização através da razão somente, rejeitando qualquer consideração sobrenatural ou espiritual. Niilismo defende o ponto de vista lúgubre de que valores morais e crenças tradicionais são sem fundamento, que a condição presente da sociedade é tão irremediavelmente incorrigível que aniquilação pode ser preferível à qualquer esforço positivo de salvá-la”.
Quer dizer, ele está dizendo que música Rock propôs estas duas filosofias – humanismo secular e niilismo – mas, ignora de que “o meio é a mensagem” ou seja, se o mesmo Rock foi usado como linguagem para trazer humanismo e niilismo para a sociedade – logo, Rock É ESSA LINGUAGEM.
Depois deste parágrafo, ele diz:
“Está na hora de trazer de volta a ideia de pegar um veículo normal, comumente reconhecido, como o ROCK, e coloca-lo no serviço cristão”.
Ora, não há como fazer isso! É incoerente!
O Rock em si já é a mensagem. Não há como separar!
Para entendermos um pouco mais…
Uma novidade no mundo musical é o CLIP DE ROCK, feito notório pela MTV, que foi inaugurado no dia 1 de agosto de 1981. Agora os dois maiores sentidos humanos experimentam por inteiro a mensagem da música: VISÃO e AUDIÇÃO.
MTV é satânico, sujo, imoral, vil, baixo e tudo isso está vindo JUNTO com a música.
A SENSUALIDADE evidente na programação da MTV tem estado presente na MÚSICA por 30 anos. Aqueles que têm aceitado a MÚSICA não tem razão para agora rejeitas a MTV, já que aquilo que é responsável pela SENSUALIDADE já tem sido aceito.
B.Considere a Abordagem
Frequentemente nossa abordagem para determinar:
– O que é apropriado ou não
– O que edifica ou não
– O que é bom ou ruim
– Apropriado ou não
– Se ajuda ou não
– É prejudicial ou não
– É testemunho de cristão ou não… Segue-se a pergunta que muitos jovens fazem:
-Mas o que há de errado nisto? Posso fazer tal coisa? É errado crente fazer isso?
SÓ QUE A BÍBLIA NOS DIZ para resolvermos estas questões (como música, tatuagem, piercing, etc., por exemplo) com uma outra pergunta:
O QUE HÁ DE CERTO NISTO?
Efésios 5:10 diz: “Aprovando o que é agradável ao Senhor”.
Na área de música devemos perguntar:
– O que é apropriado ou não?
– É certo?
– Irá agradar ao Senhor?
– Há algo de bom nisto?
– A música promoverá valores cristãos?
– Essa música edifica ou enfraquece e derruba?
– Ela glorifica a Deus?
– É saudável?
São estes tipos de perguntas que devemos fazer.
BUSCAR E PENSAR
Entretanto, se a resposta for: “MAS, eu gosto disso ou eu gosto daquilo e eu seu que há coisas erradas com ela, mas, não posso mudar meus gostos”.
A CHAVE para tratar desse assunto como música ou qualquer outro na vida do salvo, mais uma vez é COLOSSENSES 3:1-2 – “PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra”.
O Senhor nos lembra que o crente deve determinar os seus GOSTOS e PREFERÊNCIAS. Devem estar de acordo com a PALAVRA de DEUS.
Como isto é possível?
Deus vai nos transformando diariamente pela renovação de nosso entendimento, nosso homem interior, nosso novo homem é renovado pela Palavra de Deus.
Efésios 4:22-23 diz de modo bem claro:
“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente”.
Vamos reivindicar o poder verdadeiro de Deus para nossa vida.
ORAÇÃO FINAL:
Que este material tenha comunicado a importância da música na sua vida; e que o resultado disto seja o tipo de música na sua igreja e no seu lar com o poder de que as Escrituras testificam, conforme 2 Reis 3:15:
“Ora, pois, trazei-me um músico. E sucedeu que, tocando o músico, veio sobre ele a mão do Senhor”.
AMÉM e AMÉM!