13-HONRA À JESUS (cont.)

MÓDULO 13

XIII. ELEMENTOS DA MÚSICA QUE HONRA A CRISTO (continuação)

        A. Terceiro Elemento: Poder

        B. Música com Poder para o Bem

        C. Músicos com Poder para Deus

        D. Música Sacra como Ministério ou Entretenimento

        E. Música com Poder para o Mal

O terceiro elemento é PODER:

Voltemos ao texto de 2 Crônicas 5:12-14:

E os levitas, que eram cantores, todos eles, de Asafe, de Hemã, de Jedutum, de seus filhos e de seus irmãos, vestidos de linho fino, com címbalos, com saltérios e com harpas, estavam em pé para o oriente do altar; e com eles até cento e vinte sacerdotes, que tocavam as trombetas). E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao Senhor; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao Senhor, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do Senhor; E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do Senhor encheu a casa de Deus”.

Os sacerdotes não podiam permanecer em pé em função do PODER DO SENHOR!

Na Bíblia, “nuvens” é sinal da presença e do poder de Deus. (Êxodo 16:10 – 19:9 – 34:5 – 40:35).

[EXEMPLO] Cristo no Monte das Oliveiras – Beethoven

Qual o resultado da música que honra a Deus?

Vai haver uma manifestação da PRESENÇA de Deus!

Não confundir com sensações sensuais provocadas por músicas, cujo objetivo é de fato provocar tais manifestações.

A manifestação da PRESENÇA de Deus não é provocar uma “alta” emocional superficial, mas um movimento poderoso do Espírito Santo… que muda vidas, transforma vidas…

Quando observamos as pessoas fazendo o que é certo, vivendo para Deus, separando-se do mundo para Deus… almas sendo salvas… isso é sinal de que houve manifestação da presença dEle. Não manifestações de alma, arrepios, experiências que não produzem frutos…

Este tipo de música – que traz o poder e a manifestação de Deus – não vai ser alcançado por:

– Aumentar o VOLUME

– Acrescentar a BATIDA SENSUAL que faz pular e dançar

– Usar PALAVRAS irreverentes, sem sentido, fracas

O que tem acontecido com as igrejas é que elas estão ficando cada vez mais carnais, mas perto do mundo, mais parecida com o mundo e ainda falam que os crentes não estão cantando. Por que será?

Porque estão longe de Deus. Não há manifestação da presença poderosa do Senhor.

São carnais e começam implementar com dança, coreografia, jogo de luzes, etc. Pura carnalidade.

Aquele que acha que o Senhor é honrado e exaltado por estes métodos está enganado por sua PAIXÃO CEGA pelo som do mundo e iludido por suas EMOÇÕES.

Capítulos anteriores nos deram evidência suficiente de que o som que o mundo usa tem propósitos MAUS; portanto, música “ao Senhor” deve evitar o SOM DO MUNDO se quiser ter poder para o BEM.

É bem simples e lógico: Queremos um tipo de música que será ao Senhor, para agradá-Lo, glorifica-Lo, que trará as bênçãos do Senhor? Então NÃO PODE USAR O SOM QUE O MUNDO USA!

B.Música com Poder para o Bem

II Crônicas 20

Não vamos colocar todo o texto aqui, entretanto, trata-se da história do rei Jeosafá e o profeta de Deus chegou a ele, e eles estavam cercados pelos inimigos. Mas atentamos para o que o rei fez, conforme versículos 20:

E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao sairem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis”.

Quer dizer, VOLTE PARA A PALAVRA DE DEUS, disse o rei a todo o povo…

E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre”.

Quer dizer, eles escolheram cantores para irem a frente do exército dizendo: -Deus vai dar a vitória. Vamos cantar para Ele! Vão na frente glorificando-O e exaltando-O…

Vejamos o resultado:

E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados”.

Escolheram as pessoas certas, a música certa, no local adequado, com o objetivo e propósito certo (Louvar e Adorar ao Senhor)… e nem precisaram lutar. A música certa lhes proporcionou ganhar a batalha sem luta, portanto, sem baixas.

O esquema que resulta em VITÓRIA:

Outros exemplos bíblicos sobre o princípio:

– Atos 16:25-30 (Paulo e Silas na Prisão)

– II Reis 3 (Eliseu pediu um músico)

– I Samuel 16:23 (O espírito mau saia de Saul e ele se sentia bem espiritualmente, emocionalmente e fisicamente)

– Josué 6 (A derrubada do muro de Jericó)

– Salmo 51:14-19 (Experiência de Davi)

Em II Crônicas 20:21 vemos que: “E aconselhou-se com o povo, e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem à Majestade santa, saindo diante dos armados, e dizendo: Louvai ao Senhor porque a sua benignidade dura para sempre”.

Quem eram esses cantores? Em I Crônicas 15:16 fala sobre eles:

E disse Davi aos chefes dos *levitas que constituíssem, de seus irmãos, cantores, para que com instrumentos musicais, com alaúdes, harpas e címbalos, se fizessem ouvir, levantando a voz com alegria”.

*Levitas hoje é todo cristão – santo – SEPARADO – para servir ao Senhor.

Contata-se uma disciplina, ordem e diligencia, Os músicos não foram escolhidos a “toque de caixa”. Foi um esforço deliberado e organizado para selecionar aqueles que eram QUALIFICADOS.

Qualificados para que?

Para EXALTAR a MAJESTADE SANTA! Portanto, não pode ser qualquer um, de qualquer jeito.

Os envolvidos na música eram escolhidos de acordo com certo PADRÃO. (Não sabemos ao certo o padrão, mas, afirma que o rei ORDENOU, nos levando a crer numa espécie de padrão). Era um serviço SÉRIO, não entretenimento – o Rei se envolveu na escolha – pois era para o louvor da MAJESTADE SANTA.

Todos envolvidos no ministério de música devem, no seu viver diário refletir a BELEZA DA SANTIDADE” e ser um testemunho do EVANGELHO que tem poder para mudar apetites, ações e ambições.

Exemplo de aplicação prática de louvor:

= Solistas Vocais

= Grupos Vocais

= Instrumentistas – Solo/Grupo

= Membros do Coro

TODOS os envolvidos no ministério de música devem ser:

= Salvos

= Membros da Igreja

= Separados do Mundo

= Bons Testemunhos

= Fieis aos Cultos

Deve haver um “padrão”, pois, é algo muito sério!

CANTORES ORDENADOS

Pergunta:

*Jeosafá teria sido vitorioso se tivesse escolhido incrédulos?

*Que preço pagaremos para ter vitória em nossas igrejas?

*Não busquemos a aprovação do home, mas as bênçãos eternas de Deus!

A Música com o poder de Deus deve vir de pessoas escolhidas para tal ofício.

C.Músicos com Poder de Deus

     Escolhidos – (I Crônicas 16:21-42). “E com eles a Hemã, e a Jedutum, e aos mais escolhidos, que foram apontados pelos seus nomes, para louvarem ao Senhor, porque a sua benignidade dura perpetuamente. Com eles, pois, estavam Hemã e Jedutum, com trombetas e címbalos, para os que haviam de tocar, e com outros instrumentos de música de Deus; porém os filhos de Jedutum estavam à porta”.

     Eles eram BEM ORGANIZADOS – (II Crônicas 7:6 – 8:14 e 31:2). “E os sacerdotes, serviam em seus ofícios; como também os levitas com os instrumentos musicais do Senhor, que o rei Davi tinha feito, para louvarem ao Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre, quando Davi o louvava pelo ministério deles; e os sacerdotes tocavam as trombetas diante deles, e todo o Israel estava em pé”. (II Crônicas 7:6).

“Também, conforme à ordem de Davi seu pai, designou as turmas dos sacerdotes para seus ministérios, como também as dos levitas acerca dos seus cargos, para louvarem e ministrarem diante dos sacerdotes, segundo o que estava ordenado para cada dia, e os porteiros pelas suas turmas a cada porta; porque assim tinha mandado Davi, o homem de Deus”. (II Crônicas 8:14).

E estabeleceu Ezequias as turmas dos sacerdotes e levitas, segundo as suas turmas, a cada um segundo o seu ministério; aos sacerdotes e levitas para o holocausto e para as ofertas pacíficas, para ministrarem, louvarem, e cantarem, às portas dos arraiais do Senhor”. (II Crônicas 31:2).

        Treinados (I Crônicas 15:22). “E Quenanias, chefe dos levitas, tinha o encargo de dirigir o canto; ensinava-os a entoá-lo, porque era entendido”.

       Consagrados (Números 8:5-16). “E falou o Senhor a Moisés, dizendo:6 Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os;7 E assim lhes farás, para os purificar: Esparge sobre eles a água da expiação; e sobre toda a sua carne farão passar a navalha, e lavarão as suas vestes, e se purificarão.8 Então tomarão um novilho, com a sua oferta de alimentos de flor de farinha amassada com azeite; e tomarás tu outro novilho, para expiação do pecado.9 E farás chegar os levitas perante a tenda da congregação e ajuntarás toda a congregação dos filhos de Israel.10 Farás, pois, chegar os levitas perante o Senhor; e os filhos de Israel porão as suas mãos sobre os levitas.11 E Arão oferecerá os levitas por oferta movida, perante o Senhor, pelos filhos de Israel; e serão para servirem no ministério do Senhor.12 E os levitas colocarão as suas mãos sobre a cabeça dos novilhos; então sacrifica tu, um para expiação do pecado, e o outro para holocausto ao Senhor, para fazer expiação sobre os levitas.13 E porás os levitas perante Arão, e perante os seus filhos, e os oferecerá por oferta movida ao Senhor.14 E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel, para que os levitas sejam meus.15 E depois os levitas entrarão para fazerem o serviço da tenda da congregação; e tu os purificarás, e por oferta movida os oferecerás.16 Porquanto eles, dentre os filhos de Israel, me são dados; em lugar de todo aquele que abre a madre, do primogênito de cada um dos filhos de Israel, para mim os tenho tomado”.

      Diligrentes, Confiáveis, Obedientes – (Neemias 10:28-29). “E o restante do povo, os sacerdotes, os levitas, os porteiros, os cantores, os servidores do templo, todos os que se tinham separado dos povos das terras para a lei de Deus, suas mulheres, seus filhos e suas filhas, todos os que tinham conhecimento e entendimento,29 Firmemente aderiram a seus irmãos os mais nobres dentre eles, e convieram num anátema e num juramento, de que andariam na lei de Deus, que foi dada pelo ministério de Moisés, servo de Deus; e de que guardariam e cumpririam todos os mandamentos do Senhor nosso Senhor, e os seus juízos e os seus estatutos”. ((Que padrão de comportamento, heim?))

      Maduros (Em Cristo, na conversão) – (Números 4:46-47 – I Crônicas 23:3-5). “3 E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens.4 Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do Senhor, e seis mil oficiais e juízes,5 E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao Senhor com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi”.

O problema que se constata hoje em dia em muitos grupos de MCC é que eles aceitam a Cristo, por exemplo, um roqueiro que carrega o peso da vida imoral dele, das práticas imorais, da musica imoral… faz uma decisão… e amanhã ela já se torna um representante, um porta-voz de Cristo, algo como se fosse um pastor. Então o vemos na frente, com a mesma música que ele tinha antes.

NÃO pode ser assim!

Por isso tanta confusão no meio evangélico.

Não pode alguém aceitar Cristo hoje e amanhã já estar lá na frente liderando a música.

Observamos que no caso dos levitas eles deviam ter certa idade para exercer o ofício.

Não é o caso hoje, MAS, é preciso que os envolvidos sejam maduros em Cristo.

Então, qual a diferença da filosofia do cristão e da filosofia do MCC?

D.Música Sacra como Ministério ou Entretenimento?

Para os cristãos música é MINISTÉRIO, é SACRIFÍCIO AO SENHOR!

Já a ideia do MCC é que música é para entreter. Fazer Show! Para atrair!

Estas duas filosofias determinam muitas coisas:

Qual que resulta em Deus sendo exaltado? Ministério ou Entretenimento?

Portanto,

MINISTÉRIO resulta em Deus sendo exaltado enquanto que ENTRETENIMENTO resulta em atenção dada ao músico.

Em MINISTÉRIO, o músico e o ouvinte são tocados pela música, pelo caráter piedoso que ela reflete, e a clara mensagem das letras.

Em ENTRETENIMENTO, o músico e sua plateia são tocados pela habilidade do “artista” para comunicar, influenciar, controlar e inspirar.

Em MINISTÉRIO, o veículo atrai a atenção para o assunto da música.

Em ENTRETENIMENTO, o veículo faz com que o foco seja em si mesmo.

Vimos, através de textos bíblicos que a música pode ser usada para o BEM, mas igualmente pode ser usada para o MAL.

E.Música com Poder para o Mal

Exemplos de música com SOM que se tornou recurso para a realização do Mal:

– Daniel 3:5,7,10 (Música sem palavras – apenas SOM – usado para adoração de imagem)

– Mateus 14:6-9 (Filha de Herodias – dança sensual – cabeça de João Batista).

Nossa oração deve ser:

“Senhor, me dê discernimento e o desejo de encher a minha casa e igreja com a música que tem poder para o BEM e a disciplina para evitar o SOM do MUNDO”. Amém!

Deus se importa

Uma palavra abençoadora para seu coração?

Extraído: A Viagem do Outro Cristão. Francis J.Roberts. Ed.A.D.Santos

COLABORE JÁ!

Nos apoie nesse trabalho evangelístico! (PIX)

WhatsApp

Receba mensagens diárias em seu WhatsApp.
Compartilhe via WhatsApp